terça-feira, 27 de novembro de 2012

Feiras do Fumeiro 2013, em Trás-os-Montes

As Feiras do Fumeiro em Trás-os-Montes muito têm contribuído para o desenvolvimento económico da região, fazendo, ao mesmo tempo, através de eventos associados à comercialização das carnes do porco, ressurgir e manter tradições que enriquecem a cultura do povo transmontano.
De facto, à volta das feiras do fumeiro, muitos dos costumes antigos que marcam a identidade de Trás-os-Montes e dos que aí habitam são reavivados para satisfação de todos.
A gastronomia, os cânticos populares, o artesanato, associados à compra e venda das alheiras, chouriças e linguiças, salpicões, presuntos e outras carnes do porco fumadas fazem das feiras do fumeiro grandiosas festas populares, atraindo milhares e milhares de visitantes, cada ano que passa em número maior.
Assim, as comissões organizadoras têm respondido com eficácia à grande responsabilidade e ao trabalho que envolve estas feiras que, para além de servirem de veículo de escoamento de produtos genuinamente transmontanos, conseguem implementar a atividade turística na região.

Para a realização das feiras do fumeiro de Trás-os-Montes, o trabalho não para, recomeçando os preparativos para o ano seguinte no final de cada evento.
É exemplo desse trabalho a fiscalização das carnes e dos métodos tradicionais de produção e a criação e alimentação dos porcos que requerem uma atenção constante de modo a cumprir-se a exigência de qualidade.
São muitas as feiras do fumeiro em Trás-os-Montes. Algumas são menos conhecidas mas nem por isso menos importantes. Também nestas encontrarão os visitantes particularidades especiais, eventualmente não encontradas nas feiras mais divulgadas. Para 2013 estão já afixadas algumas datas: em Montalegre, a 22ª edição da feira do fumeiro vai realizar-se de 24 a 27 de janeiro de 2013 e em Vinhais, de 7 a 10 de fevereiro de 2013, a 33ª edição.


Fernando Vilela
in:jornal.netbila.net

Sem comentários:

Enviar um comentário