domingo, 12 de julho de 2015

Lenda da Fundação de Bragança

Foto: Leon Quintanilha
Local: Bragança (Santa Maria), BRAGANÇA, BRAGANÇA


Bragança, ao tempo circunscrita ao cabeço onde hoje chamam vila, foi abandonada no período da invasão dos Mouros. Conquistada a terra aos usurpadores muitos anos depois, os cristãos voltaram à sua Bragança. Os pastores apascentavam os seus rebanhos num espesso sardoal (o mesmo que carrascal) que se estendia pela planície situada imediatamente a Norte do dito cabeço. 
    Aconteceu que um certo dia os pastores foram encontrar a imagem de Nossa Senhora pousada num sardão (ou seja num carrasco). Com toda a devoção a tomaram em suas mãos e levaram-na para o seu povoado onde a recolheram na sua capela. Verificaram, porém, que a imagem voltara para o antigo lugar. Muito admirados com o acontecido, novamente a conduziram para a Capelinha do povo. E mais vezes se repetiu o caso, ao mesmo tempo que se repetiam os milagres que a Senhora fazia a todos aqueles que a Ela recorriam nas suas aflições. Em consequência de tudo isto, deliberaram erigir uma Capela no sítio do sardão e ali ficou a imagem de Nossa senhora para sempre, e os habitantes mudaram-se para junto dela, e assim se deu princípio à cidade de Bragança.

Fonte:PARAFITA, Alexandre A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros

4 comentários:

  1. Meu...ou minha...caro blogger. Não sei se tenho , ou não, o prazer de o (a) conhecer, uma vez que pelo nome com que assina o texto, não consigo perceber. Serve este comentário para informar que a foto coma qual ilustrou o seu interessante te texto é minha. Não faço ideia onde a foi encontrar mas, fosse onde fosse, ela deve ter o nome do autor. O mínimo que se pede é que, quando utilizada, seja mencionado o nome do seu autor. Seria de bom tom, e eticamente mais correto, solicitar autorização para a sua utilização. Mas, enfim, admito que por vezes seja difícil contatar o o seu autor. É possível que tenha sido retirada de algum dos sites de fotografia onde costumo postar fotos. Provavelmente estará com o pseudônimo de Leon Quintanilha, ou Paco León. Se foi deve ter lá um endereço eletrônico. Se não foi dai então poderá ter sido de algum lugar onde alguém, abusivamente, e sem o meu consentimento, a colocou. Assim, caso deseje contatar me, pode fazê lo para o seguinte e-mail leon.q@sapo.pt
    Com os melhores cumprimentos
    León Quintanilha

    ResponderEliminar
  2. Caro Leonel.

    Já te contactei via e-mail e como somos amigos há bem mais de 40 anos, sei que ainda não é desta que vou "parar ao xadrez".
    Como te disse...numa busca instantânea de fotos, do nosso Castelo,no google, entre as centenas...que apareceram, entendi colocar a tua para ilustrar a lenda.
    Já está identificada. O Seu a Seu Dono.
    Obs* A foto não estava identificada.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Meu camarada de longa data. Espero que tenhas entendido bem a minha questão, porém deixa me esclarecer algumas coisas:
    1 - foi de forma acidental que fui parar ao blogue;
    2 - fiquei muito admirado ao ver a minha foto;
    3 - não consegui identificar te de imediato pelo nome que usas no blogue;
    4- a minha reação imediata foi a de considerar o seu uso como abusivo;
    5- porém, depois de te ter enviado a mensagem removi explorar o blogue e comecei a associar as coisas....fotos das atividades da câmara, Henrique Martins...só podias ser tu...mas a msg já tinha ido.
    6- tenho que te felicitar pelo blogue e, porque não...Rsrsrs pela excelente escolha da foto.
    7- não foi por vaidade ou para reclamar créditos, porque está sob pseudônimo , ninguém sabe (pensava eu) quem é esse León Quintanilha e não me identifiquem sequer.
    8- se tivesse percebido de início que eras tu, apenas te trai enviado os parabéns pela excelente escolha. Rsrsrs
    9-quase finalmente devo dizer que já me aconteceu ver uma foto minha na net com nome de outra pessoa. Foi sobretudo isso que me fez enviar aquela msg. Mais por uma questão de lembrar as pessoas que em tudo o que fazemos tem que existir ética. Obviamente, se a foto não tinha identificacao, não te estou, de modo algum, a acusar de falta de ética. Que fique bem claro. Não será uma foto que vai pôr em causa uma amizade de mais de 40 anos. Mas que fique claro também...eu não sabia que eras tu.
    10 -finalmente, como é que descobriste que esse gajo era eu.?
    É sim, continuo aqui por Timor e continuarei durante mais algum tempo ainda. Como dizem os " resistência"... Vou aí pelo natal. E espero ir beber um copo contigo.
    Termino dizendo que fizeste uma boa escolha é que tenho mais sobre Bragança no olhares e em outros sites, com esse pseudônimo e que podes usar quando quiseres.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Bom dia companheiro.

    "Descobri" que eras tu...porque no gmail/avatar, está a tua foto ;-)
    Obrigado pela tua disponibilidade relativamente ao, eventual, uso das fotos.
    Cá te espero para um copo...ou dois. Ontem, eu e o Gino, estivemos a molhar a goela e a por a conversa em dia.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar