quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Lenda de Nossa Senhora do Monte

Local: Duas Igrejas, MIRANDA DO DOURO, BRAGANÇA


Era uma vez uma menina que se chamava Hélia Prisca.  E era muda e surda.  E a mãe não a podia educare na religião cristã.  E o pai era ateu.  Não acreditava.  Mas a mãe, por sinais ou assim, fez-le compreender à filha que havia um Deus que havia d'adorare.  E a filha compreendia isso tamém.
Uma noite a rapariga até estava na cabana.  Tinha doze anos e ela era pastora.  Estava na cabana no dia 14 para o dia 15 de Agosto e via as estrelas muito mais brilhantes qu'outros dias.  E via que a natureza que não estava como estava outras vezes.  E antão o que ela faz?  Continuou a orare segundo tinha percibido por sinais, e a admirar a natureza.  No dia 14, no meio-dia mesmo, era no dia 14 d'Agosto. [Sabe o que é uma giesta, não sabe?  M.C.F.: É uma árvore.]  E as giestas dão flor é na Primavera, em Março ou Abril.  Parece que é em Abril qu'elas dão flore.  E vê uma giesta florida e a imagem de Nossa Senhora em cima da giesta.  Quando ela viu a giesta florida e a imagem em cima da giesta, ficou assim como assustada de Nossa Senhora, que le disse:
--Não t'assustes--diz.  Não t'assustes.  Bai à povoação e diz pà gente da povoação vir aqui, que eu quero que me facem aqui uma ermida.
E ela respondeu.  Diz:
--Mas como é qu'eu hei-d'ire, s'eu tenho as minhas ovelhas?
E diz assim ela, diz: 
--Eu fico-te co'as ovelhas--diz Nossa Senhora.  --Eu fico-te co'as ovelhas.
E a rapariga, que nunca tinha falado, chegou à aldeia e falou.  E as pessoas acreditaram logo.  Diz:
--Olhai, isto é verdade, porque ela era muda e surda--que ela nunca tinha falado na vida--e agora está a conversar, está a falare.
E quando as pessoas chegaram ali, agarraram a imagem e levaram para a igreja da povoação.  
Mas no dia a seguir, quando se levantaram, já não 'tava lá.  E foram à procura da imagem, mas não a encontravam.  Lá alguém teve a ideia que talvez estivesse no mesmo sítio onde a tinham encontrado.  Quando foram lá, estava em cima da giesta.
Ora, foi milagre a pequenita ouvire e falare.  Foi milagre a giesta florida naquele tempo--naquele tempo não há nenhuma florida.  Foi também milagre a imagem saire e estar no mesmo sítio, não é?
Pois três vezes levaram a imagem prà igreja e três vezes se repetiu a mesma cena.
E antão a pastorita também dizem que tinha sede e ali se fez um nascente ao pé da giesta.  Que não havia antes.  E então as pessoas viram que Nossa Senhora, que era mesmo verdade o que ela tinha dito à Hélia Prista.  
Mas a menina não estava baptizada.  E então Nossa Senhora disse-l'aquele dia:
--Tu hoje ficas baptizada.  E o teu nome d'hoje em diante é Maria Luzia--trocou-lhe o nome.  --É Maria Luzia.
E depois fizeram então ali uma ermida qu'inda lá está, qu'é a igreja do Monte.  Fizeram antão a grande ermida em menos de seis meses.  Toda a gente a trabalhar, homens e mulheres.  E ficaram todos muito admirados, porque a ermida é muito grande.  E é em pedra canteria.  E as pessoas todas diziam que se não fosse por um impulso divino qu'era impossível serem tão unidos e fazerem aquilo em seis meses, porque não havia meios pra isso.  E ainda lá está a história de Duas Igrejas.  Lá está a ermida e a história na parede, porque ficou sempr'aquilo por escrito.

[M.C.F. perguntou em que data foi feita a ermida.  A informante respondeu que tinha um livro que devia explicar isso, e que o iria buscar dali a pouco.  Mais tarde (2A596), a informante agregou o seguinte: --Olhe, ainda agora esqueci-me de contar de Duas Igrejas.  De duas Igrejas, ainda o P.e Mourinho falou com pessoas que se lembravam de ver a giesta florida no altar mor, dentro da igreja, e a fonte, que agora também já se secou.  Secou a giesta e secou a fonte.]


Informante:Albertina Esteves (F), 53 anos, nasceu em Duas Igrejas (MIRANDA DO DOURO) BRAGANÇA,


Fonte:FONTES, Manuel da Costa Portuguese Folktales in North America: Canada n/a, sem editora, s/d , p.7A150:92

Sem comentários:

Enviar um comentário