sábado, 17 de novembro de 2012

Lenda de Sendim da Serra

Local: Sendim Da Serra, ALFÂNDEGA DA FÉ, BRAGANÇA


Em 10 d’abril de 1603, appareceu (diz a lenda) a Santissima Virgem, a uma pastorinha, muda de nascimento, natural de Sendim da Serra, á qual disse que queria que se lhe fundasse uma ermida, com a sua imagem, feita pelo eremitão da ermida do Salvador do Mundo, da Pesqueira.
    O padre Cardozo, diz que a ermida se fizera, imitando a que os barbaros destruiram em Jerusalem; porque a pastorinha, recobrou a falla, para ordenar tudo isto, a que o povo obedeceu pressuroso, em vista do milagre.
    No Santuario Mariano, tomo 4.º, pag. 128 e 129, se acham duas certidões (que por extensas não copio) narrando estes factos.
    D’essas certidões se vê, que a menina muda, se chamava Catharina, tinha 14 a 15 annos, quando teve logar o milagre da apparição, e era filha de Jorge Cordeiro, da aldeia do Sendim da Serra.
    Chamava-se ao sitio onde appareceu a Senhora, Cabêço do Rebentão.
A obra da ermida da Senhora do Jerusalem, principiou a 15 de maio de 1603, e a 7 de setembro do mesmo anno, foi collocada a imagem da padroeira, no seu novo altar, dizendo-se no mesmo dia a primeira missa alli, e que foi ouvida por muita gente d’estes sitios.

Fonte:PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno Lisboa, Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo IX, p. 106

Sem comentários:

Enviar um comentário