terça-feira, 6 de novembro de 2012

Livro novo - «Uma Luz que Nasce por Dentro»

Os amigos leitores já conhecem a escritora macedense, Virgínia do Carmo, porque há anos a referenciámos como um talento para a escrita poética e prosaica. 
Fizemo-lo, primeiramente, porque líamos os seus textos como jornalista do extinto jornal «O Transmontano» e depois com o seu primeiro livro de poemas, «Tempos Cruzados», tendo nós publicado alguns poemas no Notícias de Mirandela. 
Os textos eram muito bem elaborados, com leveza, clareza e força interior provocando no leitor uma agradável sensação de bem-estar e prazer. O seu aspecto físico dá-nos sensação de estarmos perante uma jovem mulher frágil, mas quando se conversa com ela vemos que temos diante de nós uma pessoa calma, simples e determinada que não vira a cara à luta. 
Esta sua capacidade de empresária criativa levou-a a criar, há anos, a livraria Contracapa, que foi referência no modesto panorama livreiro transmontano-duriense e que mais tarde vendeu. 
Recentemente voltou a criar mais uma livraria, a «Poética – Livros, artes e eventos», na rua Pereira Charula n.º 19 (278106409 / 960039138 – http://poetica-livros.com/blog/), em Macedo de Cavaleiros. 
Comercializa livros novos e usados, organiza eventos e tem um pequeno espaço para a arte. Qualquer pedido ou contacto responde no endereço electrónico: virginiadocarmo@sapo.pt . Mas, de que a nossa opinião sobre a Virgínia do Carmo correspondia ao seu real valor e arte na escrita, recebemos do Grémio Literário Vilarrealense (presidido por A. M. Pires Cabral) uma nota que reforça a nossa convicção, sobre esta ilustre transmontana nascida em Terras de França: “(…) Pela sensibilidade, pelo apego pela terra dos seus antepassados. Além de escritora, é animadora cultural e mantém em Macedo de Cavaleiros, onde vive, uma aposta simultaneamente comercial e cultural, a Livraria Poética, onde têm lugar regularmente eventos de exaltação da poesia, da pintura, da fotografia e de outras artes. 
Já nos tinha dado dois títulos de poesia («Tempos cruzados», 2004, Pé de Página Editores, e «Sou, e sinto», 2010, Temas Originais). Chega-nos agora uma incursão pela prosa («Uma luz que nos nasce por dentro», 2011, Lua de Marfim), uma espécie de híbrido de novela e diário, relatando com tocante autenticidade experiências que raiam os limites do humanamente suportável. «Trago as mãos sujas de tanta humanidade. Mas há-de haver um rio à minha espera e nele hei-de mergulhar as más memórias destes dias de angústia.»”


Por: Jorge Lage
in:jornal.netbila.net

Sem comentários:

Enviar um comentário