sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mogadouro - BIOURB vai mudar modelo de construção de edifícios

A Câmara Municipal de Mogadouro apresentou ontem o projecto BIOURB, destinado a trabalhar a “Diversidade Bio Construtiva, Edificação Bio Climática e a sua Arquitectura e Urbanismo Moderno”.
Esta acção será executada na zona transfronteiriça de Castilla Y León e Norte de Portugal. No caso de Trás-os-Montes, será desenvolvida em Mogadouro, Bragança e Miranda do Douro, com vista a mudar o actual “modelo construtivo” de edifícios por um modelo bioclimático mais sustentável, tendo em conta a redução dos consumos de energia.
Várias acções serão levadas a cabo durante o projecto, tendo como certa a troca de conhecimentos entre ambos os lados da fronteira, dado existirem semelhanças climáticas e formas construtivas. Para tal, foram realizados levantamentos e catalogação de técnicas construtivas dos antepassados para poderem ser aproveitadas actualmente de uma forma mais sustentável.

Estes estudos serão apresentados posteriormente, o que levará à elaboração de uma normativa, manual de reabilitação e construção, catálogo de soluções técnicas para a monitorização de consumos nos edifícios, entre outras, que será de maior interesse para os técnicos. O projecto visa, também, a valorização turística das regiões.
Em Mogadouro, a apresentação do BIOURB esteva a cargo do vice-presidente da Câmara Municipal, João Henriques, e da arquitecta Alexandra Machado.

O investimento global ascende a 1.005.901€, aplicados num conjunto de iniciativas que envolvem, também, o município de Trabanca (Espanha), o Instituto Politécnico de Bragança, o Instituto de Construção de Castilla y Léon e a Fundação Cidaut.

in:jornalnordeste.com

1 comentário:

  1. De realçar este facto e de incentivar.
    Muito bom exemplo quando se consegue estabelecer esta simbiose, Escola IPB e empresas e sinergias que aqui estão reunidas.

    ResponderEliminar