sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mostra de aranhas no Centro de Ciência Viva

Até ao próximo domingo o Centro de Ciência Viva de Bragança está a organizar a Semana de Ciência e Tecnologia.
Todos os dias há diversas actividades para miúdos e graúdos. “O objectivo é envolver não só a sociedade mas também a comunidade escolar no conhecimento científico que é desenvolvido na nossa região”, refere a coordenadora, Ivone Fachada, salientando que “as actividades são todas gratuitas”.
Ontem foi dia de conhecer as aranhas. Elas têm até um papel importante nos agro-sistemas de olivais e soutos. “Elas são predadoras, pois alimentam-se principalmente de insectos que acabam por ser as pragas das culturas”, explica Jacinto Marin, investigador do Instituto Politécnico de Bragança, acrescentando que “desta forma permite melhorar a qualidade da produção”.
Nesta acção estiveram idosos da Santa Casa da Misericórdia de Bragança que apreciaram a visualização em microscópio.“Achei muito bonito ver os olhos e distinguir o macho, que tem mais pelo nas patas, e a fêmea”, conta Ana Gomes de Faria.
Maria de Lurdes Machado também gostou de ver “apesar de não serem muito simpáticas. Já tinha visto muitas mas estas são maiores”.
Também os alunos do agrupamento Augusto Moreno marcaram presença e mostraram-se mais destemidos ao querer pegar nas aranhas. “Nunca tinha mexido numa aranha e queria experimentar, mas não tive medo nenhum”, garante o Cristiano. “Elas são nossas amigas, não me fez nada”, assegura o André. Já o Rodrigo conta que lhe “fez cócegas na mão com a barriga”.
Até domingo, pelo Centro de Ciência Viva ainda vão passar temas como morcegos e polímeros inteligentes, experiências de química e ainda uma florestação junto ao castelo.
 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário