quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Mundo Rural - Uma galeria on-line que guarda as nossas raças autóctones

Perto de 800 imagens compõem uma das mais completas galerias on-line de raças portuguesas, reconhecidas pela Direcção-Geral de Veterinária. A iniciativa Ruralbit - Fotografias de Raças Autóctones visa dar a «conhecer para proteger» este património nacional, como sublinha Manuel Silveira, mentor do projecto. As fotografias, enviadas pelos utilizadores da página, estão disponíveis gratuitamente.
Sabia que existem em Portugal 57 raças autóctones, ou seja originárias do território onde habitam? Possivelmente não. Essa foi também a conclusão a que chegou Manuel Silveira quando, um dia, colocou a si mesmo esta questão. Dedicado ao desenvolvimento de projectos para aplicação de novas tecnologias na agricultura, Manuel decidiu recorrer aos recursos da sua empresa, a Ruralbit, e utilizou a Internet para divulgar este património nacional.
A galeria digital é um trabalho voluntário e acessível a todos que nasceu sob o lema «conhecer para proteger». Quem quiser enviar fotos para a Ruralbit - Fotografias de Raças Autóctones pode fazê-lo. Por outro lado, quem quiser utilizar essas mesmas fotos, também as pode obter de forma gratuita. O autor pede, apenas, que na publicação seja referenciada a origem das imagens.
«Este é um projecto paralelo da Ruralbit, sem fins lucrativos, e que vamos fazendo quando há disponibilidade e tempo para isso. Apercebi-me que pelo país fora se perguntarmos às pessoas o que são raças autóctones, estas não sabem. Ou seja, conhecem o lince da Malcata, ou outra espécie mais divulgada, mas uma cabra, uma ovelha, não. Quando se vê um artigo sobre vacas, a ilustrar há sempre a imagem de uma vaca branca e preta. Quando se vê um artigo sobre galinhas, na ilustração há sempre uma galinha poedeira. Ou seja, aparecem espécies comerciais».
 Assim surgiu, na mente de Manuel Silveira, em 2009 a ideia de construir um banco de imagens. Ele e a sua equipa fizeram a lista de todas as raças autóctones reconhecidas pela Direcção-Geral de Veterinária e começaram a colectar fotografias. «É engraçado que hoje temos pessoas fiéis à página que enviam fotografias de diferentes raças. As fotografias têm de ser originais e com alguma qualidade. Depois de as recebermos, verificamos estes critérios e publicamos sempre dando indicação do autor», explica Manuel Silveira.
Associada à fotografia há, geralmente, um link que redirecciona para o site da associação ligada à raça em concreto. Aí o utilizador da página encontra informações acessórias.
No final de 2012, a Ruralbit - Fotografias de Raças Autóctones, conta com perto de 800 imagens. Aqui é possível conhecer o Burro de Miranda, caprinos de raça serrana, Charnequeira, algarvia, os bovinos alentejanos, mertolengo, minhoto. «Neste momento apenas não temos fotografias de uma espécie de ovino, a Merina da Beira Baixa», lamenta Manuel Silveira.
A Ruralbit não recebe fotografias todos os dias. «Pelo menos uma vez por semana acabamos por receber um e-mail com mais imagens», salienta Manuel. Segue-se a análise das imagens enviadas porque, apesar da iniciativa ser «pura carolice, queremos algum rigor», sublinha.
No futuro, Manuel Silveira gostava de ver esta iniciativa alargada a outros países. «Em países da América Latina e em Espanha, há raças que são parecidas. Procuramos parceiros nestes locais que se responsabilizassem pela gestão da informação. Nós cedermos a plataforma, mas não ficamos responsáveis pela parte do carregamento de imagens, até porque não conhecemos as raças locais em profundidade», explica.

Sara Pelicano; fotos - Ruralbit - Fotografias de Raças Autóctones
in:cafeportugal.net

Sem comentários:

Enviar um comentário