terça-feira, 6 de novembro de 2012

Rede de fibra óptica para as zonas rurais do Norte disponível no primeiro semestre de 2013


O presidente executivo da DSTelecom anunciou hoje, em Mogadouro, que 80 % da rede de fibra óptica prevista para as zonas rurais do Norte já está construída e que estará disponível no primeiro semestre de 2013.
Em Fevereiro de 2010, a DSTelecom, de Braga, que ganhou os concursos para as redes de nova geração (RNG) das zonas rurais do norte e sul de Portugal, anunciou um investimento de 108 milhões de euros em nove mil quilómetros de fibra óptica.
Hoje, em Mogadouro, o presidente executivo da DSTelecom, Xavier Rodriguez-Martín, disse que este investimento, em 79 concelhos do Norte e do Sul, é «o maior em curso em Portugal no ramo das comunicações e que abrange mais de nove mil quilómetros de cabos de fibra óptica».
Segundo o responsável, nos três primeiros anos do projecto vão ser investidos cerca de 100 milhões de euros, dos quais 56 mil são provenientes de fundos comunitários.
«Esta é uma rede pioneira, já que existem poucas redes rurais de banda larga no mundo e que tem a ver com a utilização de um cabo específico para ser utilizado em zonas de baixa densidade populacional, que poderá ser utilizado para ligar a uma distância de 200 metros até à casa do utilizador», acrescentou.
A DSTelecom acredita que este investimento é o mais utilitário do século XXI e que só pode ser comparado com aquilo que aconteceu no século XX, com a instalação de redes de abastecimento de água e saneamento às populações rurais.
Do montante global, 60 por cento serão investidos na região Norte, abrangendo 44 concelhos das regiões de Trás-os-Montes, Minho, Douro, Cávado, Ave, Tâmega e Sousa, o que corresponde a 13,6 por cento da superfície do país e servirá 4,6 por cento da população (cerca de 450 mil pessoas).
Já no Sul, a empresa vai intervir em 35 concelhos das regiões do Alentejo e Algarve, o que garante uma cobertura de 19 por cento do país e 2,5 por cento da população (cerca de 250 mil pessoas).
No total, são cerca de 20 mil quilómetros quadrados que serão cobertos com este projecto, considerado pioneiro pelos promotores, e vocacionado para a melhoria das condições de vida dos utilizadores de comunicações em regiões do interior.
Os principais objectivos do projecto passam por instalar rede de fibra óptica em zonas rurais, permitir o acesso neutro a operadores, levar a banda larga a localidades de média dimensão, permitir acesso a redes municipais e parceria com projectos de cidades e regiões digitais, entre outras aplicações.
Na região Sul avança-se para a conclusão dos primeiros 45 por cento da rede de banda larga, estando prevista a conclusão deste traçado de fibra óptica para finais de 2013.
Em 2014 e 2015, a empresa prevê o início de uma verdadeira revolução em matéria de telecomunicações no mundo rural.

Lusa/SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário