quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Vamos construir comedouros para aves

Nalgumas alturas do ano, sobretudo nos dias mais frios do Inverno, as aves têm poucos alimentos naturais. Mas é fácil e divertido ajudá-las, vem connosco construir um comedouro para elas.
Entre os meses de Outubro e Março as aves têm por vezes dificuldades em se alimentarem porque os seus alimentos naturais são mais raros durante o Inverno.
Por isso, tu podes ajudá-las evitando que morram de fome. Além disso, podes passar uns bons momentos a observar estas aves se, de dentro da tua casa (sem incomodar os passarinhos) conseguires observar os alimentadores. Para isso, procura ter perto de ti um guia de aves e se possível uns binóculos.
A proposta que aqui te deixamos hoje, é da construção de dois alimentadores artificiais muito simples que podes colocar no teu jardim ou na varanda do teu prédio, onde gatos e outros animais não lhes consigam chegar.
 

Alimentador 1:

Material:
. Um pacote de leite vazio
. Um cordel

Ferramentas:
. Uma tesoura
. Uma caneta esferográfica
. Um alicate vazador (é aquele alicate com que se fazem os furos nos cintos) ou 1 prego afiado

Passo 1:

Pega no pacote de leite vazio e lava-o bem para que não cheire mal.

Passo 2:

Depois de seco, desenha de ambos os lados uma janela tal como mostra a figura.
 

Passo 3:

Recorta pelo tracejado e vinca o risco superior para poderes fazer uma pequena aba. Essa aba vai ser importante para diminuir a entrada de água da chuva.

Passo 4:

Com um alicate vazador, faz vários buracos nos lados do pacote, junto à sua base. Estes buracos vão fazer com que a água da chuva que entre no pacote possa sair. Se não tiveres um alicate vazador podes usar um prego afiado. 
Passo 5:

Com a mesma ferramenta, faz dois buracos na parte superior do pacote.

Passo 6:

Estuda o local onde queres pendurar o alimentador e corta um cordel que vais atar em dois suportes, de modo que fique esticado.
Passo 7:

Antes de atares a 2ª ponta do cordel terás de fazer passá-la pelos dois buracos, tal como mostra a figura.
Se preferires, poderás usar mais um ou dois pacotes, mas não abuses, porque se forem mais, em vez de atraíres as aves, vais acabar por as afugentar.
Em cada alimentador podes colocar: migalhas de bolo, arroz, queijo ralado, restos de carne cortados aos bocadinhos (se for cozida não pode ter sal), batatas cozidas sem casca, quartos de maçã, frutos secos, amendoins, alpista, milho painço…
 

Alimentador 2:

Material:
. Um coco
. Um cordel

Ferramentas:
. Um serrote
. Um torno
. Uma faca velha de talher ou uma chave de fendas
. Um berbequim

Passo 1:
Pega no coco e segura-o bem. Podes para isso usar um torno. No entanto, se não conseguires arranjar um torno, podes pedir a alguém para segurar o coco com as duas mãos, pegando-lhe pelas pontas.

Passo 2:
Com o serrote, serra o coco ao meio.

Passo 3:
Com uma faca de talher ou com uma chave de fendas, retira a massa interior do coco. Se tirares com cuidado, sem a sujares, dá-a à tua mãe para que ela utilize esse coco na confecção de alimentos.

Passo 4:
Pede ajuda a um adulto, e com um berbequim faz um buraco na casca, tal como mostra a figura. Para isso, deves usar uma broca de madeira com uma dimensão idêntica à do cordel.

Passo 5:
Faz passar pelo buraco o cordel e dá-lhe um nó cego na ponta que fica dentro da metade do coco.

Passo 6:
À parte, confecciona um petisco especial (vê a receita que a seguir te deixamos).
No final enche a metade do coco com o bolo e deixa arrefecer.

Passo 7:
Pendura este novo alimentador e espera que as aves, como o chapim-real, aqui se venham pendurar e alimentar.
Podes usar a outra metade do coco da mesma forma, e pendura-a noutro local diferente.

Petisco para aves

Ingredientes:
. Banha de porco ou margarina;
. Amendoins esmagados;
. Milho painço;
. Arroz;
. Passas;
. Sementes de girassol;
. Flocos de aveia;
. Grãos de trigo;
. Bolacha Maria esmagada.

Nota: Se não tiveres todos os ingredientes coloca só os que conseguires arranjar.
 

Procedimento:
Numa panela em lume brando, coloca a banha de porco e deixa que derreta.
À parte, prepara todos os ingredientes e mistura-os. Quando a banha estiver derretida apaga o lume e coloca os ingredientes mexendo bem.
Vira de imediato tudo para dentro da metade do coco e deixa arrefecer. Quando a banha estiver dura podes colocar o coco pendurado. Assim, a água da chuva já não estraga esta apetitosa refeição.

Nota final

Deves usar estes alimentadores regularmente durante o Inverno, uma vez que assim as aves habituar-se-ão e virão todos os dias à procura de comida. No entanto, no início de Março deverás retirar os alimentadores, uma vez que nessa altura os alimentos naturais começam já a existir em grande quantidade e, mais importante que tudo isso, os passarinhos que nascerem a partir desta altura terão de se alimentar com insectos e sementes, para bem da sua saúde e do seu desenvolvimento.


Quim Ferreira
in:naturlink.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário