quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Vinhais - D. José Cordeiro elogia boas relações entre Igreja e autarquias

A colaboração imprescindível que a câmara municipal de Vinhais tem dado na recuperação do património religioso do concelho, sobretudo no que diz respeito às igrejas das diferentes aldeias, tem sido elogiada por D. José Cordeiro, Bispo diocesano que, no próximo Domingo, dia 2 de Dezembro, termina a sua visita pastoral ao concelho de Vinhais. Recebido nos paços do concelho no passado dia 21, D. José voltou a reconhecer esse trabalho, bem como a boa relação que tem destacado entre as instituições religiosas da diocese e o poder autárquico local.
Américo Pereira, presidente da câmara, sublinhou, precisamente, essa aposta do município na recuperação de igrejas e também na ajuda a instituições sociais, algumas da responsabilidade de paróquias. "Sei que recuperámos dezenas de igrejas e estamos a fazer um levantamento das obras que levámos a efeito nas diversas igrejas do concelho", referiu Américo Pereira, acrescentando que a câmara pretende editar uma publicação sobre todo esse trabalho realizado.
Segundo o autarca, esta aposta na requalificação das igrejas resulta de um reconhecimento de que estas são um importante elemento de património arquitectónico e cultural das terras do concelho. Relativamente aos apoios a instituições de solidariedade social, Américo Pereira referiu que estão inseridos nas políticas de apoio à terceira idade e também aos mais necessitados.
Por esse motivo, o concelho é dotado de seis lares de idosos e estão em funcionamento ou em fase de implementação outros seis serviços de apoio domiciliário. O autarca havia já referido que entende que estes serviços são importantes, pois considera que os idosos devem poder ter oportunidade de se manterem em suas casa e, só em caso de muita necessidade, recorrerem a lares.
Na sede de concelho, D. José Cordeiro visitou ainda a GNR, a Santa Casa da Misericórdia, o Museu de Arte Sacra, o antigo Seminário, onde iniciou os seus estudos e, ainda a igreja de São Facundo, um dos mais emblemáticos templos religiosos da região, segundo D. José também indicou.
Esta igreja constitui também o motivo de uma porcelana pintada à mão que constituiu a oferta dos funcionários da câmara municipal de Vinhais ao Bispo da diocese.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário