quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Vinhais Extreme promove BTT e ciclismo

Tem pouco mais de um ano mas já dinamiza e muito o BTT e o ciclismo em Vinhais.
A Associação Vinhais Extreme nasceu em 2011 através de um grupo de amigos amantes da natureza e do BTT. Presidida por Hélder Magno conta com 49 sócios, uns dedicam-se mais ao BTT outros ao cicloturismo, mas há quem pratique as duas modalidades. O associado mais novo tem 14 anos e o mais velho 56. As senhoras aqui ainda estão em minoria, há apenas uma, mas Hélder Magno já delineou estratégias para atrair o sexo feminino para o BTT. “Estamos a pensar em fazer um passeio só para senhoras”, referiu.
Hélder Magno não é um caloiro na modalidade até porque foi com ele que o BTT ganhou vida em Vinhais, em 2004 através de um projecto desenvolvido pela autarquia ao qual a Montes de Vinhais deu depois seguimento.
Apoios financeiros são poucos mas chegam para a sobrevivência da Vinhais Extreme. A cota paga pelos sócios, algumas verbas vindas das juntas de freguesia e da autarquia, e alguns patrocínio ajudam na organização da Tour da Castanha, que em Outubro passado contou na prova com os ciclistas Ricardo Vilela e Flávio Cipriano, e que reuniu mais de duas centenas de participantes, e da Rota do Contrabando na Moimenta.
A região nordestina é rica em trilhos para praticar BTT apesar de contar com muitas “subidas e descidas”. É o gosto pela aventura e pela modalidade que reúne alguns dos sócios, quase todos os fins-de-semana. “Levantamo-nos cedo e ao fim-de-semana lá vamos nós. Só regressamos à tardinha”, conta Magno.
Praticar BTT é para todas as bolsas? Hélder Magno refere que depende da bicicleta que se compra e das avarias que possa ter.
Escola de Ciclismo e sede própria para breve
A Vinhais Extreme já tem em carteira alguns projectos, nomeadamente um passeio de estrada em 2013 e um escola de ciclismo. A ideia parece arrojada mas Hélder Magno garante que “não faltam pessoas” para ajudar a desenvolve-la. “O objectivo é cativar os mais novos”, disse.
Se tudo correr bem a Vinhais Extreme pensa desenvolver a Escola de Ciclismo em 2014, para tal vai procurar parcerias com as escolas, autarquias e associações.
Mas a associação precisa de um espaço próprio, até aqui as reuniões eram feitas no quartel dos Bombeiros mas com as obras os directores da Vinhais Extreme juntam-se em casa de Hélder Magno. “Há um projecto para a sede mas ainda não é o momento oportuno para o desenvolver”, referiu. A falta de recursos financeiros obriga a associação a recorrer ao município.


in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário