sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Miranda do Douro: Festival de inverno GEADA pretende aquecer os próximos dois na cidade do Planalto Mirandês


A cultura, a etnografia e gastronomia mirandesas estão em destaque durante o festival GEADA que promete "aquecer" os dias frios do inverno com um conjunto de iniciativas que se prolongam até domingo.
O certame tem como lema "Bamos derretir l caraimbelo!" o que o que se pode traduzir para português como "vamos derreter o gelo", sendo uma iniciativa da Associação Recreativa da Juventude Mirandesa (ARJM).
"Apesar da vontade coletiva da juventude mirandesa, tem sido um bastante difícil aguentar o festival, dado que os patrocínios escasseiam num tempo que é de crise", disse hoje à Lusa o presidente da ARJM, Luís Filipe Firmino.
No entanto, o responsável destaca que com "a força de vontade da juventude local" associada "a determinação e empenho" é possível com poucos recursos organizar uma iniciava que pretende atrair algumas centenas de pessoas à cidade de Miranda do Douro durante os três dias.
O festival GEADA "tenta dar a conhecer ao exterior", as tradições e os aspetos mais marcantes da cultura do planalto mirandês.
Desta forma, os participantes terão a possibilidade de dançar à volta da tradicional fogueira do galo, ao som das peculiares gaitas de fole, tocar instrumentos tradicionais, dançar a tradicional dança dos paus e apreciar a gastronomia da região.
Do programa destaca-se uma arruada ao som de instrumentos tradicionais, acompanhados de pauliteiros, e uma ronda pelas mais antigas adegas da cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário