sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Vinhais - Vilar Seco de Lomba investe milhares de euros em equipamentos

A freguesia de Vilar Seco de Lomba, no concelho de Vinhais, contraria a crise e investe milhares de euros na construção de equipamentos para a população.
Anteontem foram inauguradas as obras de requalificação da igreja matriz de Vilar Seco, que custaram cerca de 90 mil euros, mas também estão em curso a construção de um Centro de Dia e de um museu.
O presidente da Junta de Freguesia, António Barreira, enaltece o trabalho feito para melhorar a qualidade de vida da população.
“Esta igreja começou-se pelo telhado e terminou-se no chão.
Também se fez com que as ossadas do cemitério que existia na zona envolvente, ou seja no adro, fossem trasladados para o cemitério da aldeia, criando assim um largo para as pessoas poderem conviver sem terem que pisar os defuntos ali sepultados”, realça o autarca.
Esta obra foi comparticipada pela Câmara Municipal de Vinhais.
O autarca local, Américo Pereira, já perdeu a conta ao número de igrejas restauradas no concelho.
“São dezenas de edifícios que requalificámos ao longo dos últimos tempos e penso que é uma medida importante, porque são equipamentos colectivos utilizados praticamente por toda a gente”, salienta o edil.
Apoiar a população
A freguesia vai ter, ainda, um Centro de Dia, com a valência de Apoio Domiciliário, cuja construção já está numa fase avançada e deverá ser inaugurado no próximo ano.
Trata-se de um investimento que poderá atingir os 300 mil euros e irá servir os cerca de 290 habitantes da freguesia de Vilar Seco, mas também as freguesias vizinhas.
“É uma obra importante. A população está muito envelhecida, os filhos estão fora e as pessoas estão sozinhas e precisam de acompanhamento”, realça o presidente da Junta.
O Museu Terras de Lomba também está em curso e deverá ser inaugurado entre Março e Abril do próximo ano. Este espaço era uma casa da abadia, que foi adquirida pela Junta de Freguesia, e vai compilar a história da freguesia. O investimento ronda os 170 mil euros.


in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário