segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Bragança - Mais de um milhão para investigação


O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) é uma das instituições que vê aprovado um maior volume financeiro para projectos de investigação.
O Centro de Investigação de Montanha (CIMO) do IPB conseguiu um financiamento de cerca de 1,1 milhões de euros para os próximos três anos, através do concurso de 2012 da Fundação da Ciência e Tecnologia, para projectos fundamentais para a economia da região.
O coordenador do CIMO, Jaime Pires, sublinha que esta é a primeira vez que o IPB consegue um volume de financiamento para investigação tão avultado. “O IPB ficou posicionado em 24.º lugar de entre 177 instituições de ensino e investigação. Na área das Ciências Agrárias, o IPB surge em 4.º lugar, ou seja só houve mais três instituições que tiveram um financiamento superior”, realça o coordenador do CIMO. 
São cinco projectos candidatados por docentes da Escola Superior Agrária de Bragança que fazem parte do CIMO.
Excelência na olivicultura
437 mil euros do valor total do financiamento é destinado a um projecto considerado de excelência na área da olivicultura. “É um projecto desenvolvido na área da olivicultura e está ligado sobretudo à sanidade da oliveira e à sua relação com os ecossistemas”, enaltece Jaime Pires.

Sem comentários:

Enviar um comentário