quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Bragança pode albergar escola de ciclismo


Com potencial para continuar a crescer e ter mais praticantes, o ciclismo pode, num futuro próximo, ter, em Bragança, uma escola para os mais jovens praticarem a modalidade. 
Quem o diz é Nuno Santos, presidente da Associação Regional de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança.
Esse projecto já existe há algum tempo por parte da Federação e pode chegar em breve. “Isso é um projecto estipulado pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC). Nós somos os representantes, na região, da FPC, e a FPC pretende ter escolas de ciclismo dispersas pelo território nacional. Sabemos que em Vila Real está para nascer uma escola de ciclismo. Por outro lado, em Bragança, queríamos, de facto, criar uma escola de ciclismo para as camadas jovens”.
Os outros desportos, ligados ao mundo da tecnologia, retiram praticantes do ciclismo, coisa que antes não acontecia. “Desde logo, os jogos electrónicos e de computadores são os grandes concorrentes da actividade física e da bicicleta. Eu já tenho uma idade em que andar de bicicleta fazia quase parte do nosso código genético. Hoje em dia, não é tanto assim porque as crianças e os jovens podem utilizar outros equipamentos electrónicos para lazer”
.O objectivo do presidente é dar a conhecer o desporto e modalidades do mesmo, como o XCO. “Dar a conhecer a modalidade, que é desconhecida por muitas pessoas nesse âmbito de XCO, que se desenrola dentro de um circuito de todo o terreno. Dar a conhecer essa modalidade e captar os melhores valores”.
 Bragança é vista como uma zona privilegiada para a prática do ciclismo e cicloturismo, faltando o investimento e as oportunidades para o desporto crescer.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário