sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Parques naturais integram Reserva da Biosfera Transfronteiriça

Os parques naturais de Montesinho e do Douro Internacional vão integrar a candidatura daquela que será a maior Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Europa. 
O projecto é promovido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial – ZASNET e integra também os parques naturais da Sanábria e das Arribas do Douro, em Espanha.
O presidente daquela estrutura, Jorge Nunes, realça que o objectivo é apresentar a candidatura à UNESCO já no próximo mês de Março e mostra-se confiante quanto à sua aprovação. “A UNESCO define um conjunto de critérios e nós pensamos que a região cumpre as exigências em termos de critérios para aprovação e estamos com alguma confiança nesse âmbito”, afirma o edil. 
Para o autarca de Bragança, a constituição desta Reserva da Biosfera é uma janela de oportunidades para a região. “Quando viajamos e entramos num território que tem essa classificação da UNESCO sabemos que estamos num território de elevada qualidade, que é diferenciado no conjunto dos restantes territórios. 
Há um conjunto de oportunidades significativas para o Turismo, para a valorização dos produtos da região”, salienta o autarca.
O projecto da Biosfera Transfronteiriça é constituído por quatro parques naturais e diversos espaços de Rede Natura dos dois lados da fronteira.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário