segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Justa Nobre é a embaixadora do butelo e das casulas


Justa Nobre é a embaixadora do butelo e das casulas. A chefe de cozinha aceitou o desafio este sábado e recebeu o diploma de embaixadora destes dois produtos tipicamente transmontanos,  durante o Capitulo da Confraria do Butelo e da Casula, que decorreu na Domus Municipalis.
Justa Nobre assume-se como uma defensora dos produtos regionais e explica porque é que aceitou este convite. “Porque eu sou uma transmontana e quando ouço alguém falar em lançar os nossos produtos e lança-los para além de Trás-os-Montes e é isso que eu faço no meu restaurante durante mais de 30 anos. 
Tento sempre elevar os produtos transmontanos e dá-los a conhecer a toda a gente. Por isso, para mim é uma honra ser embaixadora da casula e do butelo”, garante a chefe de cozinha.
A Confraria do Butelo e da Casula também entronizou 25 novos confrades, que prometem promover estes dois produtos em todo o País e, até, além fronteiras. “Devemos ter a preocupação de defender os nossos produtos, promovê-los quer na nossa região, quer fora e estarmos conscientes que estamos a ajudar os nossos produtores”, realça Hernâni Dias, um dos novos confrades. 
Também Luís Fraga, de Valpaços. Provou o Butelo e ficou fã. “A todo o sitio que irei vou promover o butelo e as casulas”, garante o novo confrade.
Estas acções foram integradas no Festival do Butelo e das Casulas, que este ano conquistou restaurantes de todo o País. 
O vice-presideente da Câmara de Bragança, Rui Caseiro, enaltece a importância deste evento para promover os produtos regionais, mas também para trazer gente ao Nordeste Transmontano. “Em Lisboa o objectivo foi levarmos o produto para que ele seja consumido em maior quantidade e dar a conhecê-lo. Aqui nos restaurantes locais a promoção é feita pelo prato. Há hotéis que estão cheios com pessoas que vieram por este motivo e há restaurantes com marcações em número significativo”, enaltece o autarca.
O Festival do Butelo e das Casulas decorreu durante o fim-de-semana em 21 restaurantes do concelho.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário