quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Torre de Moncorvo: MTI apresenta projeto mineiro do Carvalhal a nível mundial no Canadá


A MIT- Ferro de Moncorvo S.A. anunciou que estará presente na "maior feira internacional do mundo" dedicada ao setor mineiro para promover o projeto que está a desenvolver na região de Torre de Moncorvo.
O certame vai decorrer de 03 as 06 de março na cidade de Toronto, no Canadá, onde a MTI quer consolidar a projeção internacional da empresa e do projeto mineiro que está a desenvolver em Moncorvo desde de 2008, avançou o presidente do seu conselho de administração, Vítor Correia.
"Têm sido inúmeros os pedidos de informação por parte de potenciais investidores internacionais, sobretudo desde que em novembro de 2012 foi assinado com o Estado português o contrato para a exploração experimental de depósitos de minério de ferro em Moncorvo", explicou.
Desde então, a MTI já prestou uma caução ao Estado no valor de 700 mil euros (o total a prestar de caução pela MTI ao Estado é 1,2 milhões de euros) tendo iniciado várias frentes de trabalho necessárias à definição da viabilidade técnico-económica da exploração e aos estudos de pré-viabilidade e viabilidade do projeto.
Em paralelo já estão, também, a decorrer os primeiros trabalhos inerentes ao Estudo de Impacte Ambiental e Social. 
"Estamos numa fase muito intensa de trabalho administrativo, laboratorial e no terreno, e estamos muito empenhados em construir um projeto sólido e sustentável, quer do ponto de vista económico e social quer do ponto de vista ambiental", garantiu o responsável 
A empresa já havia anunciado que poderá explorar os depósitos de ferro em Torre de Moncorvo, investindo "cerca de 600 milhões de euros logo que haja uma decisão favorável sobre o Estudo de Impacto Ambiental”.
A empresa garante estar consciente da importância que a futura exploração de ferro no concelho transmontana de Torre Moncorvo tem para a região e para o país, pelo que está a preparar "cuidadosamente o projeto".
Por outro lado, A MTI diz ter obtido a confirmação de um centro tecnológico de referência internacional especializado em ferro, a propósito da eficiência do processo de beneficiação desenvolvido para Moncorvo, confirmando-se que é possível reduzir o teor de fósforo do ferro extraído de 0,5% para menos de 0,08%. 
A empresa mineira alega que está atualmente a ultimar um acordo para envio de cerca de uma tonelada do concentrado produzido para dois grandes operadores siderúrgicos realizarem ensaios industriais relacionados com o fabrico de aço.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário