quinta-feira, 28 de março de 2013

Sabores de Chaves | Feira do Folar - Dias 29 e 30 de março de 2013


Nos dias 29 e 30 de março, o Largo General Silveira da cidade flaviense vai ser palco de uma Feira do Folar, mais uma iniciativa de promoção e valorização dos produtos e da região, através da projeção da marca “Sabores de Chaves”.
Em conferência de imprensa, no passado dia 18, o Vice-presidente da Câmara, António Cabeleira apresentou o evento.
A realizar no fim-de-semana da Páscoa, o evento pretende dar especial relevo ao Folar de Chaves, cuja tradição como principal símbolo gastronómico da Páscoa se baseia num ritual de partilha, solidariedade e confraternização, profundamente carregado de significado simbólico e religioso.
A iniciativa é organizada pelo Município e EHATB - Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso, com o apoio da Associação Chaves Viva.
A criação da marca única “Sabores de Chaves”, já registada pelo Município no Instituto Nacional de Proteção Industrial, para ser utilizada pelos produtores de produtos agroalimentares, permite a introdução no mercado de uma marca ligada à promoção dos produtos regionais, sob a qual serão divulgados os produtos tradicionais de qualidade oriundos da região de Chaves.
A filosofia desta ação assenta na valorização de uma imagem de marca, capaz de dinamizar as atividades já instaladas e captar novos empreendedores, através de ganhos de competitividade no setor. Os certames “Sabores de Chaves” representarão uma das etapas fulcrais de todo o projeto.
A mostra realizada já em fevereiro, com o fumeiro como principal protagonista da festa, inaugurou um novo ciclo na promoção e valorização dos produtos e da região, com uma imagem renovada, assente na projeção da nova marca.
Em Chaves, a excelência deste Folar salgado acabou por criar um mercado que exige o fornecimento durante todo o ano. Em consequência, este produto deixou de ser um fenómeno sazonal e assumiu o papel de um produto regional de reconhecida reputação e qualidade que concentra em si pormenores históricos e culturais que vale a pena identificar e proteger.
A sua importância económica obriga, assim, à preservação da receita e dos métodos tradicionais, de modo a evitar usurpações da designação “Folar de Chaves”, pelo que autarquia tem vindo a desenvolver juntamente com a ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega o processo de pedido de Indicação Geográfica Protegida (IGP) para este produto.
Atento aos recursos endógenos e à tradição, este evento proporcionará também o contacto estreito com outros Sabores e Saberes locais - como outros produtos de panificação e pastelaria (entre eles o Pastel de Chaves, a bola de carne e o pão centeio), o vinho, o mel, os licores, as compotas e o artesanato -, dando uma noção ao visitante da importância da herança gastronómica e cultural.
Na sua essência, será um meio promocional turístico global da região e um motor do desenvolvimento económico local assumindo-se como um importante instrumento de requalificação territorial.
Refira-se que nos dias 02, 03 e 4 de agosto, em simultâneo com o Flaviaefest - Festival de Música Tradicional Folk, terá lugar o evento “Sabores de Chaves - Feira do Pastel” e em simultâneo com a Feira dos Santos o “Sabores de Chaves - Feira do Presunto, Vinho e Castanha”.

Programa

Local: Largo General Silveira - Chaves

29 sexta (14h00 – 20h00) 
14h00 Cerimónia de abertura 
14h30 Projecto Enraizarte - Animação 
16h00 Grupo Cultural e Recreativo de Cela 
17h30 Grupo de Concertinas / Trio Norte 
18h30 Grupo de Cantares de Vilarelho da Raia 
20h00 Encerramento

30 sábado (10h00 – 20h00) 
10h30 Abertura da Feira 
11h00 Associação Alegres Tradições de Vilela do Tâmega 
15h00 Rancho Folclórico 
do Grupo Desp. e Cultural - “Ases da Madalena” 
16h30 Brass Band da Orquestra de Sopros da AAC 
18h30 PROJECTO ENRAIZARTE - concerto 
20h00 Encerramento

Organização do Município de Chaves

Sem comentários:

Enviar um comentário