segunda-feira, 25 de março de 2013

Seleção de estudantes / licenciados para colaboração no projeto europeu Turismo de Conto e Lenda


O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro é uma entidade pública sem fins lucrativos, criada ao abrigo da União Europeia, que agrupa 187 entidades públicas de Espanha e Portugal, para desenvolver projetos que contribuam para melhorar a coesão social, cultural e económica deste território e dos seus habitantes. Na parte espanhola abrange municípios fronteiriços das províncias de Zamora e Salamanca, e na zona portuguesa inclui localidades das regiões do Douro, Beira Interior Norte e Alto de Trás-os-Montes. Integra ainda entidades do conhecimento, como a Universidade de Salamanca e o Instituto Politécnico de Bragança, com as quais colabora ativamente em diferentes iniciativas.

Turismo de Conto e Lenda

O AECT Duero-Douro está a trabalhar num inovador projeto turístico, através do qual pretende reunir o valioso património imaterial destas povoações, baseado em histórias, tradições, mitos e lendas, a fim de difundi-las posteriormente através de rotas turísticas que valorizem todo o acervo cultural do seu território de atuação, criando uma nova atividade económica e emprego local num campo com grande potencial na zona fronteiriça.

O AECT Duero-Douro idealizou o projeto Turismo de Conto e Lenda com o claro objetivo de dar um impulso definitivo ao desenvolvimento turístico deste território que, a pesar dos seus valiosos recursos endógenos, gastronómicos, culturais, hoteleiros e paisagísticos, ainda não conseguiu posicionar-se claramente como destino inovador e de qualidade na Península Ibérica.

Por este motivo, Duero-Douro optou pelo Turismo de Conto e Lenda como insígnia chave dentro da área turística, por ser um projeto inovador e inclusivo, isto é, que agrupa a todos e cada um dos municípios membro do AECT, sem fazer distinções, pois em cada aldeia há uma história, uma lenda que vale a pena ser contada. Além disso, é possível que outras iniciativas já existentes no território se juntem ao Turismo de Conto e Lenda e beneficiem da afluência de visitantes, contribuindo assim para o enriquecimento turístico e cultural do projeto, porque a atividade enoturística, cultural, a gastronomia, a vindima, as rotas paisagísticas, o turismo ativo e de natureza também encerram histórias e tradições que merecem ser descobertas.

Esta iniciativa conta com parceiros de 6 países europeus: Espanha, Portugal, Itália, França, Bulgária e Roménia. Espanha está representada pelo AECT Duero-Douro, tal como Portugal que inclui também a colaboração da Direção Regional de Turismo Norte. A Autoridade Regional de Lazio é o parceiro italiano neste projeto, a Câmara de Comércio e Indústria de Gers assegura a colaboração francesa, o Balkan Cultural Institute Association junta-se ao projeto a partir da Bulgária, e o parceiro romeno é o Entrepreneurship Initiative Group. Esta participação de parceiros europeus dá ao  projeto um alto valor acrescentado, pois permitirá a incorporação de novas formas de

aproveitamento dos recursos endógenos ligados ao turismo, bem como a extrapolação de resultados fora do nosso território de atuação.

Trabalho a desenvolver:

Recolher toda a informação sobre mitos, contos e lendas de todas as povoações que fazem parte do AECT Duero-Douro, através de bibliografia, Internet e contacto com as associações de terceira idade, associações culturais, juvenis e entidades públicas do território.

Condições:

6 vagas para estudantes universitários ou recém-licenciados

Preferencialmente de cursos de história, turismo, sociologia, comunicação, educação social

-3 meses de estágio prático

- Estágio não remunerado

- Cobertura de seguro

- Este estágio não terá equivalência com créditos universitários

- Entrega de certificado de participação

- Trabalho semi-presencial

- Meios técnicos à disposição dos colaboradores na delegação Duero-Douro em

Bemposta (Portugal)

- Tutor que acompanha e supervisiona o trabalho

- Trabalho com uma equipa jovem e internacional

Contacto:

.- Conceição Meirinho
Telefone: 279 578009 / / e-mail: cmeirinho@duero-douro.com

.- Susana Llorente
Telefone: 923 14 15 04 // E-mail: comunicacion@duero-douro.com

Sem comentários:

Enviar um comentário