quarta-feira, 22 de maio de 2013

Bragança: Bispo aborda desafio da evangelização

O bispo de Bragança-Miranda considerou esta segunda-feira, no encerramento da visita à Unidade Pastoral 3 daquela diocese, que a evangelização é “um enorme e exigente desafio”.
D. José Cordeiro disse aos cristãos que “não se pode evangelizar”, se não se evangelizarem.
O prelado, que esteve em comissões fabriqueiras, confrarias, vários serviços e ministérios, juntas de freguesia, associações, grupos e movimentos, realçou que pretendia levar uma “uma palavra de alento, estímulo e esperança, que confirme na fé a cada um e a cada comunidade na fé da Igreja”.
Naquela unidade pastoral, constituída por 9 paróquias, o bispo de Bragança-Miranda frisou que “a paróquia é, na sociedade secularizada, a configuração da Igreja comunhão mais acessível a todas as pessoas, é um espaço de enraizamento, de encontros, de partilha fraternal, de proximidade”.
A paróquia é a célula base da Igreja, “não é apenas uma divisão administrativa da diocese”, mas um “espaço eclesial na qual a Igreja se dá como o todo no fragmento”, acrescentou
Na sua passagem por aquele território eclesial, D. José Cordeiro referiu que as paróquias “devem ser casas que sabem acolher e escutar medos e esperanças das pessoas, perguntas e angústias e que sabem oferecer um corajoso testemunho e um anúncio credível da verdade, que é Cristo”.
A Diocese de Bragança-Miranda tem 6599 km2 de superfície, é o quinto distrito mais extenso do país, e registou uma população de 136 252 habitantes no censo de 2011.

LFS
in:Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário