segunda-feira, 6 de maio de 2013

Calendário Agrícola - MAIO


Na horta
Prosseguem as sementeiras periódicas (quinzenais) de feijão (para colher em vagem) e de ervilhas. Assim se consegue ter feijão verde e ervilhas durante alguns meses. Continua a sementeira de plantas e monda-se, sacha-se e rega-se os alfobres. Rega-se as hortas de preferência à tardinha, para que a terra conserve por mais tempo a água absorvida e ser mais facilmente aproveitada pelas plantas.
No pomar
Prosseguir com os tratamentos preven­tivos e curativos contra as doenças e pragas das diversas fruteiras: pedrado das macieiras e pereiras, lepra dos pessegueiros, etc. Plantar ainda fruteiras de espinho, cujo pegamento é agora mais rápido e garantido, desde que não falte a água. Sachar sempre que as ervas daninhas o justifique.
No campo
Sacham-se os campos de milho e os batatais, assim como as sementeiras e plantações de gi­rassol, feijão e soja. Iniciar a colheita da fava. Semear: cânhamo, feijão, milho, pensos para o gado, trigos, etc. Plantar: açafrão, arroz, batata, beterraba, couve galega, melancia, melão, pimento e tomate. Pulverizar batatais e tomates com caldas cúpricas, para evitar o aparecimento do míldio. Defender os feijoais e os meloais contra o piolho. Mondar e sachar trigo de Primavera.
No jardim
Enxofram-se as roseiras, por causa do oídio, e mondam-se os botões para obter flores mais perfeitas. Combate-se o piolho das roseiras e doutras plantas de jardins, com insecticidas de contacto. Neste mês expõe-se ao ar livre as plantas guardadas em estufas e abrigos e semeia-se os cravos que hão-de ser transplantados em Setembro. Semeia-se ainda algumas plantas de jardins, como cinerárias, gotas de sangue, amarantus, begónias, canas floriferas, chagas, sóleos, couves frisadas, cravos, goivos, glicínias, gerânios, heliantos, malvaicos e as demais semeadas nos meses anteriores.
Na vinha
Continuam os tratamentos contra o míldio e o oídio, devendo prestar-se a maior atenção a qualquer elevação de temperatura acompanhada de humidade, que pode provocar rápido desenvolvimento de fungos.
Na adega
Proceder à trasfega dos vinhos com depósito. Manter as vasilhas atestadas para impedir que o vinho azede. Determinar a acidez volátil dos vinhos, para verificar se há necessidade de qualquer correcção.
Animais
Castrar os bezerros, porcos e cordeiros. Tosquiar as ovelhas. É o melhor mês para a criação de coelhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário