segunda-feira, 13 de maio de 2013

Derrubar barreiras, Prevenir os maus tratos, promover os direitos das crianças


De 13 a 17 de Maio realiza-se em Torre de Moncorvo a iniciativa “Derrubar Barreiras: Prevenir os Maus Tratos, Promover os Direitos das Crianças” no âmbito do Plano de Ação da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Torre de Moncorvo.
Inserido nas atividades está uma caminhada pela Prevenção dos Maus Tratos a realizar-se dia 13 de Maio entre as Escolas e a Praça Francisco Meireles, onde decorrem atividades lúdicas com destaque para a exibição do laço azul, símbolo da prevenção dos maus tratos e que vai acompanhar todas as atividades.
A Escola Secundária Dr. Ramiro Salgado recebe no dia 14 de Maio uma sessão de curtas-metragens sobre bulling, seguida de um debate. No dia 15 de Maio, no Agrupamento de Escolas Dr. Ramiro Salgado decorre o concurso “Desenhar a Prevenção”, em que os alunos vão elaborar alguns trabalhos que posteriormente serão expostos no Cine-Teatro de Torre de Moncorvo, durante o sarau e Biblioteca Escolar.
Já no dia 16 de Maio os alunos vão assistir à projeção de curtas-metragens sobre a prevenção dos maus tratos.
O projeto termina com um sarau cultural que decorre dia 17 de Maio, no Cine-Teatro da vila. Às 14h00 destinado à comunidade escolar e às 21h00 à comunidade em geral. Este sarau contemplará performances dramáticas, musicais e dançantes interpretadas pelos alunos da escola.
O Presidente da CPCJ, Dr. António Olímpio Moreira, refere que mais esta iniciativa visa sensibilizar a população em geral para a proteção dos direitos das crianças e jovens, potenciando o seu direito a serem ouvidas, pois todos temos que estar alerta já que a crise não deve, nem pode ser desculpa para qualquer tipo de maus tratos, que devem ser prevenidos, derrubando para isto as barreiras que forem necessárias.
Salienta ainda que as pessoas têm de perceber que a responsabilidade é de todos e que só com um forte alerta de consciências podemos impedir maus tratos de vários tipos, daí esta semana de atividades diversas que agora se leva a cabo.
A CPCJ de Torre de Moncorvo marca assim a comemoração da Prevenção de Maus Tratos na Infância, com o apoio do Município de Torre de Moncorvo e do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário