quarta-feira, 22 de maio de 2013

Entre Margens expõe mais de 50 trabalhos fotográficos em Mirandela

Mirandela acolhe a 3ª edição do Entre Margens – o Douro em Imagens, com mais de meia centena de fotografias exposta no Parque do Império. A inauguração teve lugar na última sexta-feira, 17, e serviu para confirmar que a cidade e os seus habitantes se revêem no trabalho produzido.
“O Entre Margens tem sido um projecto muito importante na programação cultural de Mirandela, porque a exposição fica um mês nos nossos jardins e traz a arte para a rua, para junto dos mirandelenses”, sublinhou António Branco, presidente da autarquia de Mirandela.
Até 16 de Junho, quem passar pelo Parque do Império poderá conhecer o que as objectivas de António Pedrosa (vencedor do Grande Prémio Estação Imagem | Mora para Fotografia Documental em 2012 e finalista da Hasselbald Masters 2014), Nelson D’Aires (do coletivo Kameraphoto, vencedor do Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem | Mora em 2011), Attilio Fiumarella, Hugo Moura e Miguel Sobral Cardoso captaram pela região duriense.
O director artístico do Entre Margens, Nuno Ricou Salgado, considerou que “as pessoas se identificam e conseguem perceber onde é que os trabalhos são produzidos”. “O António Pedrosa tem várias imagens do Tua e é interessante perceber que as pessoas se reconhecem no trabalho produzido. Não se perde a identidade artística e de inovação, mas há um enquadramento com o território”, acrescentou.
Em “Água Dura”, o fotógrafo António Pedrosa dá a conhecer o Rio Douro numa viagem a contracorrente ao longo do rio e dos seus afluentes – uma viagem à procura das pessoas que a rocha esculpiu e dos locais petrificados pela ausência de gente. “Pedras” é o título do trabalho fotográfico de Nelson D’Aires. A transformação da pedra é árdua, mas de uma beleza secular que inebria o homem e lhe dá visões para partir e escavar a pedra, erguer a sua arte, a casa, o leito do seu sangue.
No próximo mês, a programação do Entre Margens inclui três concertos para a cidade de Mirandela e um workshop de fotografia no território escolar. A 8 de Junho, o acrobata de mastro chinês João Paulo dos Santos e o coreógrafo Rui Horta misturam as suas experiências e influências para criar oespectáculo “Contigo”. Também no mesmo dia, os Melech Mechaya, apontados como a primeira e mais proeminente banda de música klezmer de Portugal, actuam no anfiteatro do Parque do Império. No dia 10, será a vez dos OMIRI subirem ao palco para um espectáculo musical e visual que não deixará ninguém indiferente.
Depois de Vila Real (10 maio a 10 junho), onde permanecem expostos os trabalhos de Chloe Dewe Mathews, Gil Sibin, Hermano Noronha e
Luís Montanha, e, agora, Mirandela (17 maio a 16 junho), mais 6 cidades irão receber as restantes exposiçõesdo Entre Margens até Outubro.
O Entre Margens tem como promotor a Fundação Museu do Douro, autoria e produção da Procur.arte Associação Cultural, e conta com oito municípios durienses (Amarante, Lamego, Mirandela, Peso da Régua, Porto, Santa Marta de Penaguião, Vila Nova de Gaia e Vila Real) como parceiros. Este é um projeto apoiado no âmbito do QREN ON.2 - Grandes Eventos Culturais. 
Encontros Internacionais em Vila Real
Nos dias 24 e 25 de Maio, o Teatro de Vila Real recebe os Encontros Internacionais Entre Margens subordinados ao tema “Arte no Espaço Público – regeneração urbana através da intervenção artística”.
O programa inclui vários oradores internacionais e nacionais, responsáveis de instituições e projectos culturais, artistas e fotógrafos. Na cerimónia de abertura, estará presente o Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.
Pau Llacuna, Guti Fraga e Priscilla Marinho, José Rui Martins, Agathe Moroval, Jean Zurawik, Pedro Costa, Jonathan Banks, Susan Christie, Roberto Pitella, Paulo Robalo, Jesse James e Diana Sousa, Teresa Latuszewska-Syrta, José Alberto Ferreira e Pep Fargas vão dar a conhecer os seus projectos no âmbito da arte pública, mostrando o seu impacto na dinâmica e regeneração dos centros urbanos.
Os Encontros pretendem fomentar o encontro entre todos os profissionais da cultura, centrando o pensamento e a reflexão sobre a intervenção de projectos artísticos e culturais no espaço público, em ambiente informal e descontraído. Será, pois, uma ocasião para conhecer, partilhar experiências e identificar oportunidades de colaboração.
Os participantes podem contar ainda com actividades complementares, como prova de vinhos, périplos pelo território, visitas às exposições com os autores e o cine-concerto de Norberto Lobo, a 24 de Maio.
A participação nos Encontros e na prova de vinhos do dia 24 de maio é gratuita, mas está sujeita a inscrição até 22 de Maio,através do preenchimento e envio da ficha de inscrição para o email: entremargens@procurarte.org. Toda a programação está disponível aqui.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário