segunda-feira, 27 de maio de 2013

Falhas de energia no Centro e Norte vão baixar

Artur Trindade, sec. Estado da Energia
Paulo Spranger
As regiões Centro e Norte vão ter menos falhas de energia e mais gás natural. As duas novidades serão apresentadas esta semana pelo Governo, no Dia Nacional da Energia, que se celebra a 29 de maio, quarta-feira, e incluem investimentos da EDP Distribuição na rede da zona Oeste - Leiria e Marinha Grande - e na rede do Norte para resolver problemas crónicos no abastecimento. Em março, a Associação Empresarial de Leiria exigiu, em comunicado, a presença na região do presidente da EDP, António Mexia, para “explicar os cortes que se arrastam há mais de dez anos”, sobretudo depois de mais um inverno rigoroso, durante o qual “várias empresas do distrito de Leiria viram o seu normal funcionamento afetado e tiveram prejuízos avultados”.
Agora, dois meses volvidos, será a elétrica portuguesa a investir na rede para garantir que essas falhas sejam minimizadas. “Um bom fornecimento é fundamental para a competitividade da região, afirmou Artur Trindade, secretário de Estado da Energia, ao Dinheiro Vivo, “sobretudo porque a qualidade e as falhas na distribuição não estão distribuídas pelo terri-tório”.
Esta semana, um estudo à satisfação do consumidor - organizado pelo European Costumer Satisfaction Index - garantia que as empresas de eletricidade são as que menos satisfazem os consumidores portugueses do sector da energia, que inclui ainda outras fontes como o gás natural, o gás de garrafa e os combustíveis. Analisando os consumidores privados - os clientes industriais ficaram de fora do estudo -, o mesmo índice dava as melhores notas ao gás de garrafa e ao gás natural.
Mais gás natural a norte
Outra das novidades incluídas neste pacote - que envolve investimentos públicos e privados que rondam os 70 milhões de euros - será a expansão para norte da rede de gás natural, nomeadamente às regiões do Alto Douro e de Trás-os-Montes. São 27 municípios, maioritariamente nos distritos de Vila Real e Bragança, que serão afetados pela alteração, cujos detalhes e calendário serão conhecidos esta semana.
“O gás natural, face aos combustíveis alternativos, é mais barato, é mais competitivo e tem uma melhor performance ambiental”, garantiu ao Dinheiro Vivo Artur Trindade. “E esta expansão também é importante para o desenvolvimento económico dessas regiões”, acrescentou.

in: Dinheiro Vivo

Sem comentários:

Enviar um comentário