quinta-feira, 9 de maio de 2013

Juventude de Bragança une-se a mais de 4000 jovens no Fátima Jovem 2013


Com(o) Maria, 60 jovens da Diocese de Bragança Miranda fizeram caminho até Fátima, para participar no Fátima Jovem 2013 (5 e 6 de maio) dinamizado pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.
Saímos de Bragança no final da tarde de sexta decididos a rumar com Espírito alegre até à peregrinação nacional de jovens. Marcar a nossa presença.
Logo pela manhã respondendo ao convite do nosso Secretariado Diocesano (SDPJV) para marcarmos a diferença, disponibilizamo-nos para o serviço nomeadamente no acolhimento fazendo ecoar o nosso “entre quem é”!
Uma nova experiência foi o “Marypaper” à descoberta de Fátima, que desafiou os jovens a reflectir sobre várias questões distribuídas por 8 pontos ao longo do Santuário. Como não podia deixar de ser os tempos da refeição fraterna foram sempre experiências ricas de convívio e troca de experiências que os vários grupos iam fazendo ao longo do dia.
A aposta na formação foi vencida! vários workshops “o país a Troika e os jovens, Jovens que Cultura, Ecumenismo, Estou sim!? É para mim? (vocação)…espalhados pelas casas religiosas de Fátima. No final da tarde, foi tempo para congregar no Grande Encontro, dando voz a todas as dioceses de Portugal e fazer caminho até à Capelinha das Aparições, onde decorreu a Saudação a Maria. 
From Fátima to Rio. Qual não foi o nosso espanto, tínhamos uma presença internacional, o Pe Omar, Reitor do Santuário do Cristo Redentor e coordenador do sector logístico da Jornada Mundial da Juventude, um espetáculo de concerto! A música a tocar os nossos corações e as nossas vidas.
Já na capelinha, Maria acolheu-nos para a oração do Rosário e para a “luminosa” procissão de velas. Seguiu-se um tempo forte de adoração na Basílica da Santíssima Trindade. A noite terminou com o musical “Alegria da Fé” no auditório Paulo VI, apresentado pelos Jovens Boa Nova e que contou com a presença da Vânia Fernandes no momento da Cristoteca.
No dia 6, domingo, dia da Mãe, começamos por abraçar a nossa Mãe do Céu na oração do Rosário na Capelinha das Aparições, à qual se seguiu a procissão em que os jovens da nossa diocese partilharam com a Diocese do Porto o transporte do andor para o altar do Recinto. Onde decorreu a Eucaristia, presidida por D. António Marto que exortou os jovens a ser testemunhas luminosas de Cristo. No final, alguns de nós participamos também no flashmob construindo o logotipo da JMJ, fazendo o coração bater.
Terminada a peregrinação, sentimos a alegria de fazer parte desta família que caminha e que escuta teimosamente o convite do Senhor: Com(o) Maria, ide e fazei discípulos! De notar que os jovens da nossa diocese (crismandos de Bragança, JEF da UP6 de Bragança e de Freixo e os jovens MIC, grupo SerClave de Bragança) estiveram diretamente envolvidos nas actividades de voluntariado assim como no canto do rosário, procissão de velas e eucaristia.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário