segunda-feira, 13 de maio de 2013

MIRANDA DO DOURO: PRODUTOS ENDÓGENOS PODEM SER A BASE PARA A CONFEÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL.


Especialistas defenderam no 2º encontro de cervejeiros artesanais, que decorreu Fonte de Aldeia ( Miranda do Douro), a necessidade de produzirem cervejas em Portugal elaboradas à base de produtos endógenos, já que há mercado para o produto. 
"Só em Portugal existem seis marcas de cervejas artesanais rotuladas, apesar de haver cerca de quinze produtores deste tipo de bebida", explicou o presidente do Clube de Colecionismo de Cerveja em Portugal, Rui Valente.
O especialista em cerveja artesanal acrescentou ainda, que há regiões com grande potencial para fabricarem cervejas artesanais de "qualidade superior" e que poderão ter na sua composição produtos tão distintos com a castanha, a cereja a framboesa ou o cardo.
O que separa uma cerveja artesanal de uma cerveja industrial "é a ausência total de aditivos", que lhe confere "propriedades únicas e especiais".
"Uma cerveja produzida pelo método industrial poderá ter um prazo de validade que ronda o ano de vida, enquanto uma cerveja artesanal, poderá chegar aos dois dias de vida devido à ausência de aditivos", exemplificou o mestre cervejeiro.
No concurso hoje realizado foram admitidas apenas cervejas produzidas pelo método artesanal de diversões estilos, e foram apresentadas 15 cervejas produzidas em Portugal e numa iniciativa promovida pela Associação "Sartigalhos Palgrinos", sediada na aldeia do concelho de Miranda do Douro.
Já Francisco Marcos, presidente da Associação "Sartigalhos Palgrinos, afiançou que o objetivo do encontro de cervejeiros é ajudar a promover produtos da terra de forma a divulgar os produtos endógenos da região do planalto mirandês.
"Temos em curso várias experiências de cerveja nas quais que são utilizados apenas produtos da nossas terra que desde a aguas, à cevado, lúpulo, e outros ingredientes que marcam a diferença do nosso produto", acrescentou.
O encontro junto apreciadores de cerveja artesanal oriundos um pouco de todos país, numa iniciativa que quer crescer e promover o turismo e gastronomia nordestina.

in:rba.pt

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