segunda-feira, 6 de maio de 2013

Obras no IP2, em Bragança, prolongam-se por dois meses


O corte de um troço do IP2 no distrito de Bragança, que se previa durasse 15 dias, vai prolongar-se por dois meses para obras de reparação de danos causados pela chuva num aterro da estrada, revelou esta segunda-feira a concessionária.
A via aberta ao tráfego há um ano e meio foi cortada a 10 de Abril numa extensão de dez quilómetros, entre os nós de Bornes (Macedo de Cavaleiros) e Trindade (Vila Flor), com indicação inicial de que o corte duraria 15 dias. A Ascendi avança agora que o encerramento vai prolongar-se até 15 de Junho, o que obrigará os condutores a, durante mais de dois meses, fazerem um desvio para a Estrada Nacional n.º 102.
De acordo com a concessionária, o problema foi originado pelas “condições climatéricas adversas verificadas durante o primeiro trimestre” do ano, que causaram “instabilidade num talude de aterro, que provocou danos numa passagem hidráulica”. “Após avaliação dos danos na passagem hidráulica, de forma a restabelecer todas as condições de segurança rodoviária”, a concessionária optou “pela substituição integral da mesma, circunstância que obriga ao prolongamento do encerramento do IP2”, segundo esclarecimentos prestados à Lusa.
O Itinerário Principal n.º 2 (IP2) era reclamado há três décadas no distrito de Bragança e ficou concluído em Novembro de 2011 entre Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, e Celorico da Beira, já no distrito da Guarda. O Plano Nacional Rodoviário aponta esta estrada como a ligação de todo o interior de norte a sul do país.
Os lanços correspondentes ao Nordeste Transmontano fazem parte da concessão do Douro Interior, que incluiu também outra das novas estradas da região, o IC5, a via que atravessa o Sul de Trás-os-Montes e liga à fronteira com Espanha, em Miranda do Douro.

in:Publico.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário