quarta-feira, 22 de maio de 2013

Papa Francisco envia bênção apostólica ao reitor e peregrinos do Santuário do Senhor Santo Cristo de Outeiro

O Papa Francisco enviou uma bênção apostólica ao reitor e peregrinos do Santuário do Senhor Santo Cristo do Outeiro (Diocese de Bragança-Miranda) por ocasião dos 300 anos desta igreja.
A mensagem assinada pelo cardeal Tarcísio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, refere que o Papa argentino se associa “à solene homenagem” que os devotos realizaram naquele santuário, dia 3 deste mês, situado na paróquia do Outeiro, da diocese transmontana.
A Igreja de Santo Cristo de Outeiro, monumento nacional desde 1927, é datada do final do séc. XVII, sendo concluída na 1ª metade do século XVIII.
Este edifício de planta cruciforme é composta por três naves, transepto, capela-mor, sacristia e casa de arrumações.
O interior da igreja reflete o “gosto medieval tardio nas abóbadas graníticas de nervuras cruzadas” e o “transepto apresenta cobertura em abóbada de berço”, lê-se no site da Direção Regional de Cultura do Norte.
O espaço interior do templo é animado pelas talhas barrocas da capela-mor e nas capelas do transepto.
Neste momento decorre um processo na Santa Sé que visa a classificação desta igreja como basílica e já foram realizadas algumas adaptações do espaço de culto, de modo a corresponder às exigências da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, disse D. José Cordeiro ao jornal Mensageiro de Bragança.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário