domingo, 19 de maio de 2013

Portugal poderá exportar cereja para o Japão, disse Assunção Cristas ontem em Macedo de Cavleiros


Portugal poderá no futuro exportar cereja para o Japão, anunciou ontem a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, à margem de um debate promovido na Associação Comercial e Industrial de Macedo de Cavaleiros pela candidatura de Rui Costa.
Assunção Cristas esteve presente na qualidade de vice-presidente do CDS-PP para dar apoio ao candidato do partido, Rui Costa, à Câmara local nas eleições autárquicas do final do ano. A sessão tinha como tema a agricultura e a ministra da tutela apontou como exemplo da dinâmica do setor em Portugal o caso dos produtores de cereja do Fundão e o trabalho do Governo para ajudar a abrir o mercado do Japão a este produto.
A ministra disse que o Governo iniciou um processo negocial com o Japão para exportar cereja portuguesa para aquele país do oriente.
O processo foi desencadeado recentemente durante uma visita do secretário de Estado da Alimentação ao estrangeiro, a pedido dos produtores do Fundão, a região de Portugal onde se concentra a maior produção nacional de cereja.
O Governo ainda não sabe dentro de quanto tempo é que a cereja portuguesa poderá ser consumida no Japão, mas Assunção Cristas prometeu "dar a melhor atenção" para que o processo "seja rápido", podendo disso beneficiar alguns concelhos nordestinos como Alfândega da Fé e Macedo de Cavaleiros, onde a produção de cereja atingiu já níveis bastante elevados de produção.

Sem comentários:

Enviar um comentário