terça-feira, 7 de maio de 2013

Visita à nova casa do Santo Antão da Barca


A Câmara Municipal de Alfândega da Fé, juntamente com a EDP e a Confraria de Santo Antão da Barca, promoveram uma visita guiada ao Santuário que vai ficar submerso, por causa da barragem do Baixo Sabor.
O objectivo foi levar a população aos locais, onde decorrem os trabalhos de trasladação do Santuário de Santo Antão da Barca.
O eremita Santo Antão é o santo da devoção de milhares de pessoas que todos os anos, em Setembro, acorrem ao santuário localizado num vale profundo, junto ao rio Sabor. Ladeado por margens íngremes, território de três concelhos diferentes. Local de devoção e romaria, cuja origem se perde no tempo e na memória dos mais velhos que não conseguem conter as lágrimas quando pensam que em breve o santuário ficará submerso. Idalina Branquinho com 83 anos, neta de barqueiro, recorda festas rijas que viveu neste santuário.
Ilda Garcia relembra tempos felizes que passou neste lugar mas reconhece que o Santo Antão irá ficar com melhores condições no novo santuário três quilómetros mais acima.
A barragem ficará concluída no final deste ano e começará então o processo de enchimento faseado. O director do projecto, Lopes dos Santos, explica em que fase se encontra a obra.
Apesar do Santo Antão mudar de lugar a população promete continuar fiel ao seu padroeiro.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário