quarta-feira, 26 de junho de 2013

Bombeiros de Izeda querem ser PEM

Os Bombeiros Voluntários de Izeda, no concelho de Bragança, querem ser Posto de Emergência Médica – PEM. 
Neste momento, a corporação é apenas posto reserva, o que significa que a comparticipação que recebe do Estado cobre, apenas, os quilómetros efectuados. Caso fosse PEM, tanto a viatura, como a tripulação, eram suportadas pelo INEM.  
O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Izeda, Luís Filipe Fernandes, não se conforma com esta situação e acusa mesmo o Governo de discriminação. “É uma discriminação completa o que o governo está a fazer em relação aos outros bombeiros. 
O INEM cria os chamados postos de Emergência Médica só nas sedes de concelho. Acontece que Izeda não é sede de concelho e a nossa corporação é discriminada neste ponto, porque se nós olharmos para os números de saídas da emergência médica nós temos números superiores a algumas sedes de concelho deste distrito”, garante o responsável. 
O presidente da Associação Humanitária garante que vai continuar a lutar para que o INEM crie um Posto de Emergência Médica em Izeda. “É uma questão que nós debatemos e neste momento estamos a tentar fazer ver ao Instituto de Emergência Médica que a questão da sede de concelho não é suficiente para justificar, quando a nosso ver o que justificaria seria o trabalho feito. 
Izeda pelas questões estratégicas e geográficas, nós apanhamos o norte do concelho de Macedo de Cavaleiros, a parte oeste do concelho de Vimioso, e a apanhamos toda a parte sul do concelho de Bragança. Portanto, é uma ânsia nossa e vamos continuar a lutar por um Posto de Emergência Médica”, garante o presidente da Associação Humanitária.   
Enquanto não é criado o Posto de Emergência Médica, os Bombeiros têm que suportar os meios para socorrer as populações.
De recordar que reforçaram recentemente a frota com mais três viaturas, entre elas uma ambulância.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário