terça-feira, 25 de junho de 2013

Contrato de desenvolvimento social em Mogadouro vigora durante dois anos

A Câmara de Mogadouro, a Misericórdia e o Instituto da Segurança Social assinaram um protocolo integrado no programa CLDS+, que durante dois anos vai promover a inclusão social dos cidadãos nos territórios envelhecidos ou atingidos por calamidades.
"Este Contrato Local de Desenvolvimento Social será desenvolvido nos próximos dois anos e vai abranger toda a área geográfica do concelho de Mogadouro, num total de 756 quilómetros quadrados", disse hoje a Lusa o vice-presidente da autarquia de Mogadouro, João Henriques.
Para além da terceira idade, o projeto vai tentar "ajudar" jovens em risco de pobreza ou aqueles que por vários motivos abandonam os seus estudos.
A equipa técnica selecionada para o desenvolvimento do programa de Mogadouro é "multidisciplinar", composta por três técnicos superiores e com um orçamento disponível de 300 mil euros para os dois em que vigora o programa e será coordenado pela Santa Casa da Misericórdia.
O CLDS+ é considerado pelos seus promotores "uma nova geração contratos sociais", com um enfoque alargado aos territórios especialmente afetados pelo desemprego e em os territórios marcados por situações críticas de pobreza, em especial a pobreza infantil.
Os contratos têm vindo a ser implementados "de modo paulatino desde 2007" e durante este período foi possível identificar alguns "constrangimentos" à concretização das ações contempladas em plano de ação e que se prendem, sobretudo, com "a desadequação dos atuais normativos reguladores face à conjuntura socioeconómica contemporânea".
Estes instrumentos de política social, em funcionamento em mais de 60 concelhos, têm sido, por isso, ajustados às concretas necessidades das pessoas e dos territórios, sendo capazes de acompanhar os desafios sociais atuais.

FYP // JGJ
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário