sexta-feira, 26 de julho de 2013

Festival Lombada anima Palácios

Começa hoje a 15ª edição do Lombada. A aldeia de Palácios, no concelho de Bragança, acolhe o Festival de Música e Tradição.
Do programa fazem parte diversas actividades como é o caso do fabrico do pão em fornos tradicionais, a segada e a malha, aliados à gastronomia e à música tradicional.  
O presidente da Associação Cultural Recreativa e Ambiental de Palácios explica que as actividades tradicionais e a ruralidade dão o mote ao festival. “O ciclo do pão, a sementeira, a segada, a malha e o fazer o pão são a base desta festividade. Reavivar a memória de uns e ensinar a outros as tradições de antigamente”, refere Raúl Tomé.
Esperam-se dois dias de muita animação com música e tradição na ementa. Sábado é a vez dos The Strangers e o Baile Vadio animarem a noite. 
Domingo fica marcado pelo 15º Encontro de Gaiteiros e Tocadores do Nordeste. Os Pauliteiricos de Mogadouro e o Grupo de Pauliteiros de Miranda do Orfeão Universitário do Porto e Gaiteiros Tocadores do Nordeste também vão marcar presença.
A vereadora da cultura Câmara de Bragança salienta a importância desta partilha de tradições.“No fundo são tradições que hoje em dia não se fazem, como a segada manual, a malha, não fazemos da mesma maneira e penso que é uma ótima oportunidade de aprendermos e essencialmente de convivermos com as pessoas da aldeia, conhecer as suas historias, falar com elas e ouvir o que elas tem para nos dar que é muito”, afirma Fátima Fernandes.
O festival é organizado em parceria entre a Associação Cultural, Recreativa e Ambiental de Palácios e da Câmara de Bragança.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário