terça-feira, 23 de julho de 2013

Pequenos agricultores dispensados de guias de transporte

O diretor regional de Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Cardoso, esclareceu hoje que os pequenos agricultores estão dispensados de emitirem guias de transportes para circularem com os bens das suas produções.
A entrada em vigor, a 1 de julho, do novo regime de guias de transporte está a lançar confusão junto de muitos agricultores de Bragança convencidos e aflitos com a ideia de terem de emitir o documento eletrónico para as Finanças e de serem multados por não se fazerem acompanhar do mesmo.
O diretor regional de Agricultora e Pescas do Norte garantiu à agência Lusa que "os pequenos lavradores podem estar descansados porque estão excluídos" desta obrigação.
"Os bens provenientes de produtores agrícolas, apícolas, silvícolas ou de pecuária, resultantes da sua própria produção transportados pelo próprio ou por sua conta" estão excluídos da obrigação de emissão de guia de transporte, segundo a legislação disponibilizada à Lusa por aquele responsável.
"Não têm que estar preocupados, não é mais um entrave", assegurou o diretor regional, indicando que "a maioria" dos agricultores transmontanos estão isentos, "na medida em que são pequenos produtores".

Lusa

2 comentários:

  1. Gostava de saber qualé a lei que isenta os pequenos agricultores da isenção de guia de transporte das suas mercadorias.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde.
    Pode consultar o Dec-lei no link que se segue:
    http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/360479D6-83E4-4376-803F-006FE2C11CF8/0/bensemcirculacao.pdf

    ResponderEliminar