sábado, 10 de agosto de 2013

Alfândega da Fé já tem um Conselho Municipal da Juventude

Alfândega da Fé já tem um Conselho Municipal da Juventude. Uma estrutura que pretende dar voz aos jovens do concelho envolvendo-os nas tomadas de decisão respeitantes às políticas para a juventude.
Este conselho surge por iniciativa do município para que os jovens tenham a oportunidade de participar activamente na vida do município. Desta forma, é também possível ao município auscultar e incorporar as contribuições dos jovens na definição das politicas municipais da juventude, bem como conhecer as necessidades, aspirações e problemas sentidos pelos jovens do concelho.
Trata-se de um órgão consultivo que tem como principal função debater, analisar e pôr em prática programas e iniciativas direccionadas para a população jovem do concelho de Alfândega da Fé.
No fundo, é um grupo de trabalho constituído por elementos representativos de diversas associações juvenis com sede no concelho, assim como, um representante de cada partido representado na Assembleia Municipal e a Presidente de Câmara que tem como principal objectivo, fomentar o dialogo e intercâmbio de experiências entre os vários agentes juvenis concelhios, estreitando a relação entre o a associativismo juvenil e o município ao alargar a reflexão e a discussão sobre assuntos que respeitam à juventude.
Este conselho reúne 4 vezes por ano, sendo a próxima reunião no dia 12 de Agosto de 2013 com o intuito de discutir o Orçamento Participativo Jovem. Este orçamento surge de uma proposta da Juventude Socialista.
O orçamento participativo jovem é um instrumento no qual os jovens do nosso concelho, dos 10 aos 30 anos, podem decidir sobre as prioridades do orçamento municipal e supervisionar a sua execução. Este mecanismo vem proporcionar um contributo responsável dos jovens cidadãos no processo autárquico.
Assim destacam-se como grandes objectivos do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) a promoção e desenvolvimento pessoal/social dos jovens no âmbito da educação cívica; criação de sinergias positivas entre representantes e representados locais; reforço da qualidade da democracia, valorizando os processos participativos e a transparência política. O OPJ fomenta a democracia, a massa crítica, a credibilidade política e o interesse dos jovens pelas suas origens.
Dada a natureza participativa, este mecanismo permite trabalhar as competências de cidadania dos jovens numa época em que a politica é muitas vezes colocada de parte e marginalizada. Serve também este organismo para formar os jovens para que estes possam intervir no desenvolvimento do concelho de Alfândega da Fé.
Assumida a importância no envolvimento de todos na definição de politicas que promovam o desenvolvimento de Alfândega da Fé, a Câmara Municipal da as boas vindas ao orçamento participativo jovem.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário