quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Alfândega da Fé - Jardins-de-Infância de Vilarelhos e Sambade em risco

Os Jardins-de-Infância de Vilarelhos e Sambade, no concelho de Alfândega da Fé, estão em risco de encerrar.
A proposta é do Ministério da Educação e já foi contestada pelo Agrupamento de Escolas e pela Câmara Municipal. 
A autarca de Alfândega da Fé, Berta Nunes, diz que esta situação se deve à redução do número de turmas autorizadas pelo Ministério e garante que põe em causa a qualidade do ensino no concelho.
“Põem em causa o normal funcionamento do próximo ano lectivo, a qualidade do ensino e o sucesso escolar”, contesta a autarca. 
No caso do pré-escolar, foram homologadas, apenas, três turmas, mas tinham sido pedidas cinco turmas pelo Agrupamento. “Isto põe em causa os jardins-de-infância de Sambade e Vilarelhos, que podem ser obrigados a encerrar”, salienta Berta Nunes. 
Mas os problemas não se verificam só no pré-escolar. A autarca diz que no 2.º Ciclo também só foi autorizada uma turma de 5.º ano, com um número de alunos que excede o limite que foi imposto pelo próprio Ministério da Educação.
“O Agrupamento propôs duas turmas e foi homologada, apenas, uma turma de 5.º ano com 34 alunos. Isto até é uma ilegalidade, no sentido de que as turmas não devem ter mais de 30 alunos, segundo o próprio Ministério da Educação. Por outro lado, o Pólo da EB1 foi construído para turmas mais pequenas e nem sequer tem condições para turmas desta dimensão”, constata a edil. 
Também no 9.º ano, foi homologada apenas uma turma pelo Ministério, com 45 alunos. 
“Neste nível de ensino a situação é ainda mais absurda e penso que só pode ser um erro grosseiro”, alerta a autarca.
A autarca de Alfândega da Fé garante que o município não foi ouvido neste processo e garante que vai fazer chegar estas preocupações ao Ministério da Educação.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário