sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Autarquia de Miranda do Douro manifesta total repúdio pela proposta da rede escolar apresentada pelo Ministério da Educação

O Município de Miranda do Douro, após ter tido conhecimento pelo Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, da pretensão, por parte do Ministério da Educação e Ciência (MEC), da redução do número de turmas do pré-escolar e do 1º ciclo deste concelho, manifesta o seu total repúdio relativamente a esta decisão, estando mesmo em causa a qualidade educativa da população escolar concelhia.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Artur Nunes “para dar resposta aos 36 alunos inscritos no primeiro ano de escolaridade na EB1 de Miranda do Douro, devem ser criadas duas turmas, cada uma com 18 alunos, tal como foi proposto pelo Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, refere.
Acrescentando ainda que “a existência de dois grupos vai com certeza favorecer o sucesso educativo dos alunos, nesse ano tão importante no que diz respeito à aprendizagem da escrita e da leitura, entre outras.
A abertura de uma só turma de primeiro ano com 26 alunos e distribuição dos restantes discentes pelos outros anos de escolaridade, como é proposto pelo Ministério da Educação, parece-nos uma medida completamente desapropriada em termos pedagógicos”, explica.
A autarquia também não concorda com a proposta de criação de duas turmas na EB1 de Sendim, em vez das três propostas pelo Agrupamento.
A Câmara Municipal reitera ainda a necessidade de homologação de quatro turmas no Jardim de Infância de Miranda do Douro, permitindo assim que os grupos tenham o número de alunos ideal para a aquisição dos conhecimentos.
Artur Nunes, lamenta ”que durante este processo não tenham sido consultados, encarregados de educação, responsáveis pelo Agrupamento de Escolas e autarquia”. E que esta decisão “tenha sido tomada por fatores meramente económicos, sem atender a qualidade de ensino, contribuindo ao abandono e insucesso escolar”, termina.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário