sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Auto-Estrada Transmontana está concluída, mas ainda não está paga

A Auto-Estrada Transmontana está concluída entre Vila Real e a fronteira de Quintanilha, em Bragança, mas ainda não está paga. O alerta é do presidente da empresa Estradas de Portugal.
António Ramalho esteve ontem na região, viajou na A4, e lembrou que esta via só vai começar a ser paga no próximo ano. “Ela começará a ser paga apenas a partir de 2014. Foi essa renegociação que nós iniciámos com o consórcio, mas isto representa qualquer coisa como uma responsabilidade prevista inicial na ordem de 2,3 mil milhões de euros entre 2014 e 2039. 
O retorno global do projecto é de 6,7 por cento. E todo este custo tem que ser naturalmente tido em conta”, afirma o responsável. 
António Ramalho diz que este investimento vai ser pago por todos os portugueses, através dos impostos.“Eu vim de Lisboa até aqui e os portugueses pagaram por esta minha viagem 104 euros, entre a A25, A24 e Auto-Estrada Transmontana. Este valor é pago através dos impostos. É isto que também leva a fazermos uma reflexão séria e transparente perante as pessoas”, realça o presidente da Estradas de Portugal. 
Quanto à introdução de portagens na Auto-Estrada Transmontana, o presidente da Estradas de Portugal diz que este é um assunto que ainda não está em cima da mesa, mas não avança até quando se vai poder viajar sem pagar nesta via. “Para já esta estrada tem 10 por cento portajado, são cerca de 14 quilómetros com portagem. No restante troço o que está previsto no contrato de concessão será cumprido, o que significa que neste momento não há mais nada. Até quando não posso dizer, porque esse não é um assunto que está em cima da mesa”, salienta António Ramalho.
Já estão transitáveis os 132 quilómetros da Auto-Estrada Transmontana, que liga os distritos de Bragança e Vila Real, com ligação a Espanha, através da fronteira de Quintanilha.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário