quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Autoestrada Transmontana abre hoje 18 quilómetros no distrito de Bragança

A Autoestrada Transmontana abre hoje mais 18 quilómetros ao tráfego, no distrito de Bragança, prevendo-se que a via esteja concluída em toda a extensão até final de agosto, anunciou a concessionária.
O diretor geral da Autoestradas XXI, Rodrigues de Castro, disse aos jornalistas que hoje entra em serviço o sublanço entre os nós da Amendoeira, em Macedo de Cavaleiros, e Santa Comba de Rossas.
Com esta abertura fica totalmente concluída a via no território correspondente ao distrito de Bragança.
Depois, na sexta-feira, deverá abrir o troço correspondente a Vila Real Sul.
Segundo Rodrigues de Castro, fica apenas por ligar o sublanço, onde se insere o viaduto do Corgo, que está dependente da conclusão da construção do nó de Parada de Cunhos.
Este nó estava inicialmente incluído na concessão da Autoestrada do Marão mas que, devido à paragem da obra há dois anos, passou para a Autoestrada Transmontana.
De acordo com o responsável, esta autoestrada deverá abrir em toda a extensão até ao final de agosto.
A 'Transmontana' ficará concluída com um ano de atraso relativamente ao prazo inicialmente estipulado, que era setembro de 2012.
Entretanto, têm surgido algumas queixas por parte de automobilistas relativamente a abatimentos na estrada, em troços já abertos ao tráfego, nomeadamente entre Murça e Mirandela.
Rodrigues de Castro reconheceu estes "percalços" na nova autoestrada e justificou-os com as condições atmosféricas que se faziam sentir quando a obra foi feita. "Estamos a falar do inverno, altura do ano pouco propícia para esse tipo de obra", referiu.
O responsável salientou que os troços onde se verificam os abatimentos estão "devidamente sinalizados" e disse que as situações estão a ser estudadas e monitorizadas, para ver qual a evolução do assentamento.
"Há situações que estamos a reparar mais superficialmente e outras mais profundamente, em função das situações que nos obrigaram a tal retificação", sublinhou.
A Autoestrada Transmontana foi construída no âmbito de uma parceria público privada adjudicada, em 2008, ao consórcio liderado pela Soares da Costa, com um custo de 510 milhões de euros.
A denominação que os automobilistas encontram nas placas informativas é A4, já que a via corresponde ao prolongamento da autoestrada que já liga o Porto a Amarante.

PLI (HFI) // JGJ
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário