segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Capela de Nossa Senhora da Rosa

Portugal, Bragança, Vila Flor, Sampaio
Arquitectura religiosa, oitocentista. Capela de planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais baixa e estreita e sacristia adossada ao lado esquerdo. Fachada principal em empena truncada por sineira em volta perfeita, rasgada por portal axial, também em arco de volta perfeita. Fachadas rematadas em cornija de betão, rasgadas por frestas nas laterais, tendo, na direita, porta travessa de verga recta.
Número IPA Antigo: PT010410110078
Categoria
Monumento
Descrição
Planta longitudinal simples, composta por nave e capela-mor ligeiramente mais estreita, quadrangular, com sacristia rectangular adossada a N. e prolongando o pano posterior da capela-mor, de volumes escalonados, com coberturas diferenciadas em telhado de duas águas na nave e na capela-mor, que se prolonga a uma sobre a sacristia. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, apresentando-se o embasamento, vãos, cunhais e cornijas cimentados. Fachada principal virada a O., em empena truncada por sineira de um arco de volta perfeita, com decoração apainelada, encimada por cornija e pináculos; é rasgada por portal em arco de volta perfeita, com moldura saliente cimentada. 
Fachada lateral esquerda virada a N., rasgada por fresta no centro da nave e por outra na sacristia. A fachada lateral direita possui porta de verga recta, igualmente centralizada e uma fresta em capialço na capela-mor. Fachada posterior em empena cega, surgindo, no corpo da sacristia, porta de verga recta de acesso à sacristia. 
No INTERIOR, actualmente despojado e em obras, a nave e capela-mor apresentam paredes rebocadas e pintadas de branco e pavimento cimentado.
Acessos
EN 102 de Macedo de Cavaleiros para Vila Nova de Foz Côa, ao Km. 42, desvio por estrada em terra batida, em direcção E., por cerca de 1,5 Km.; Gauss: M - 288.4, P - 481.5, fl. 105
Protecção
Inexistente
Grau
3 – imóvel ou conjunto de acompanhamento que, sem possuir características individuais a assinalar, colabora na qualidade do espaço urbano ou na ligação do tempo com o lugar, devendo ser preservado em tal medida. Incluem-se neste grupo, com excepções, os objectos edificados classificados como Valor Concelhio / Imóvel de Interesse Municipal e outras classificações locais.
Enquadramento
Rural, isolado, erguendo-se numa plataforma sobranceira à Ribeira de Vilariça, enquadrada por frondosa vegetação. E redor, estendem-se, a perder de vista, os campos de cultivo do vale imediatamente a N., e horta que compõe o primeiro plano. Para N., divisa-se a Capela da Senhora dos Anúncios (v. PT010401190010) e para O., os Montes de Santa Cruz e Santa Marinha, onde se implanta a Capela com a mesma invocação (v. PT010410110116), que enquadram a sede da freguesia.
Descrição Complementar
Utilização Inicial
Religiosa: capela (festa no 1.º Domingo de Maio)
Utilização Actual
Religiosa: capela (festa no 1.º Domingo de Maio)
Propriedade
Privada: Igreja Católica
Afectação
Sem afectação
Época Construção
Séc. 19 (conjectural)
Arquitecto / Construtor / Autor
Desconhecido.
Cronologia
Idade Média - período provável de construção de uma capela que estaria associada a um eremitério e na proximidade da qual se realizaria "feira franca nos três primeiros dias de Maio" (MORAIS); constituía com a Capela da Senhora dos Anúncios, em Vilarelhos, as capelas com mais devoção em Vilariça; séc. 19 - construção do actual imóvel.
Características Particulares
Capela de linhas simples, profundamente remodelada, com fachada principal ostentando sineira com a cantaria decorada em apainelados e elementos geométricos estilizados. Fachadas com cunhais simples pintados.
Dados Técnicos
Sistema estrutural de paredes portantes.
Materiais
Granito e xisto na estrutura, rebocada; telha na cobertura exterior; vidro simples nas janelas; madeira nas portas; cimento no pavimento, cornija e pilares.
Bibliografia
MORAIS, Cristiano, Roteiro de Vila Flor, Vila Flor, 1988.
Documentação Gráfica
MMVF; IHRU: DGEMN/DSID
Documentação Fotográfica
IHRU: DGEMN/DSID
Documentação Administrativa
Intervenção Realizada
Proprietário: 2000 / 2001 - restauro dos rebocos e pinturas; colocação de nova cobertura e execução de cornija; colocação de pavimento interior em cimento.
Observações
Autor e Data
Miguel Rodrigues e Alexandra Cerveira 2001

in:monumentos.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário