segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Capela de Nossa Senhora da Veiga

Portugal, Bragança, Vila Flor, Vila Flor
Arquitectura religiosa, barroca. Capela barroca de planta composta por nave rectangular e capela-mor reentrante, quadrangular, frontispício em empena rematada por sineira de um arco, com portal de vão recto encimado por frontão curvo enquadrado por óculos em quadrifólio.
Número IPA Antigo: PT010410170037
Categoria
Monumento
Descrição
Planta composta, nave única, rectangular e capela-mor reentrante, quadrangular. Volumes escalonados, com cobertura em telhado de duas águas, diferenciada na nave e capela-mor. Fachadas rebocadas a branco mantendo os vãos, os cunhais apilastrados encimados por pináculos, e as cornijas, em silhares graníticos. Frontispício voltado a E., em empena superiormente rematada por sineira de um arco. Portal de vão recto flanqueado por pilastras galbadas e encimado por frontão curvo com ornato de volutas. Enquadram o frontão dois óculos em quadrifólio que flanqueiam pedra de armas. 
Os alçados, simétricos, apresentam porta ao centro da nave e fresta na capela-mor. Ao pano posterior da capela-mor está adossad pequeno corpo de cantaria rematado em empena escalonada, encimada por cruz. *1. No INTERIOR, singelo, com correspondência face ao exterior, o pavimento é em lajes graníticas, as paredes rebocadas a branco e os tectos de madeira, em abóbada de berço. Portas de acesso exterior à nave em cada um dos lados, jorrando parca luz dos dois óculos do frontispício e frestas da capela-mor. Arco triunfal, pleno, sobre pilastras, com ornato de volutas na chave. Altar-mor em talha com duas colunas compósitas de capitéis ornados a ouro, nicho central com fundo a azul e elegante imagem de Nossa Senhora sobre cabeças de anjo.
Acessos
EM 608-1 (Vila Flor - Roios), c. de 1,5 Km para E. do centro de Vila Flor
Protecção
Inexistente
Grau
3 – imóvel ou conjunto de acompanhamento que, sem possuir características individuais a assinalar, colabora na qualidade do espaço urbano ou na ligação do tempo com o lugar, devendo ser preservado em tal medida. Incluem-se neste grupo, com excepções, os objectos edificados classificados como Valor Concelhio / Imóvel de Interesse Municipal e outras classificações locais.
Enquadramento
Rural. A capela ergue-se, isolada e destacada, no interior do cemitério que se implanta numa veiga, distante do aglomerado. O cemitério é murado e o acesso é feito pelo lado N. franqueando portão com data inscrita "1875".
Descrição Complementar
A nave guarda, do lado do Evangelho, pedra tumular inscrita, do séc. 19.
Utilização Inicial
Religiosa: capela
Utilização Actual
Religiosa: capela
Propriedade
Privada:igreja católica
Afectação
Sem afectação
Época Construção
Séc.18 (conject.)
Arquitecto / Construtor / Autor
Desconhecido
Cronologia
Séc. 18, finais (conject.) - provável época de construção; 1875/6 - construção do cemitério de Vila Flor (MORAIS, 1986: 24); séc.20, segunda metade - reformas várias com remoção de tectos originais e colocação de madeiramentos; 1990/2000 - construção de corpo adossado à capela-mor.
Características Particulares
Capela simples, cujo esquema do frontispício, com portal de vão recto encimado por frontão curvo e flanqueado por óculos em quadrifólio repete o esquema da capela da Senhora da Graça de Roios.
Dados Técnicos
Sistema estrutural de paredes portantes.
Materiais
Granito, telha, vidro, madeira, talha, cimento.
Bibliografia
MORAIS, Cristiano, Cronologia Histórica de Vila Flor 1286-1986, Vila Flor, 1986; MORAIS, Cristiano, Roteiro de Vila Flor, Vila Flor, 1988.
Documentação Gráfica
IHRU: DGEMN/DSID
Documentação Fotográfica
IHRU: DGEMN/DSID
Documentação Administrativa
Intervenção Realizada
Igreja Católica: 1990, década - aposição de novos tectos; Igreja Católica: 2000 - construção de capela mortuária.
Observações
Capela que foi, segundo monógrafo da Vila Flor, "vinculada a um morgadio instituído por Paulo Montes de Madureira" (MORAIS, 1988: 49). *1 - recentemente construído, funciona como capela mortuária.
Autor e Data
Miguel Rodrigues e Alexandra Cerveira 2000
Actualização
Maria Guimarães 2002

in:monumentos.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário