sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Capela de Nossa Senhora do Bom Despacho

Portugal, Bragança, Vimioso, Matela
Arquitetura religiosa, setecentista. Capela de planta retangular composta por nave e capela-mor, exteriormente indiferenciadas e interiormente com cobertura de estuque e iluminação axial e unilateral. Fachada principal com cunhais apilastrados coroados por pináculos, terminada em empena sobreposta por sineira e rasgada por portal de verga abatida encimada por cornija e ladeado por óculos. Fachada lateral esquerda cega e a direita rasgada por fresta de capialço na capela-mor; a posterior é cega e termina em empena. 
No interior possui arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras e, na capela-mor, retábulo-mor rococó, de planta reta e três eixos.
Número IPA Antigo: PT010411080057
Categoria
Monumento
Descrição
Planta retangular composta por nave e capela-mor, exteriormente indiferenciadas e de cobertura homogénea, em telhados de duas águas, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, a principal, virada a O., percorrida por embasamento de cantaria, com pilastras toscanas nos cunhais, coroados por pináculos tipo pera, sobre plintos paralelepipédicos, e terminada em empena, com friso e cornija, sobreposta por sineira sobrelevada, em arco de volta perfeita sobre pilares, ladeados de aletas, albergando sino e rematada em cornija contracurva sustentando cruz, sobre acrotério. 
É rasgada por portal de verga abatida, de dupla moldura terminada em cornija contracurva, encimada por friso e cornija angular sobreposta por vieira, e ladeado por aletas e motivos vegetalistas. Ladeando o portal abrem-se dois óculos elípticos, moldurados e gradeados. Fachadas laterais terminadas em friso e cornija, a esquerda cega e a direita rasgada por fresta de capialço na capela-mor. A fachada posterior, com embasamento de argamassa e cunhais revestidos a placas de cantaria, é cega e termina em empena com friso também revestido e com cornija de betão. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, pavimento em lajes de cantaria e cobertura de estuque, formando masseira. 
Arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras toscanas, ambos com as juntas tomadas e pintadas de branco, vedado por grade de madeira, formada por balaústres torneados, coroados por pináculos. Na capela-mor, sobre supedâneo de dois degraus, encosta-se o retábulo-mor em talha pintada a marmoreados fingidos a rosa, verde, cinzento e dourado, de planta reta e três eixos, definidos por dois quarteirões exteriores, duas colunas intermédias, de fuste decorado por concheados, e duas pilastras sobrepostas de acantos, sobre mísulas e plintos respetivamente, e de capitéis coríntios. Ao centro, abre-se nicho em arco de volta perfeita, interiormente pintado com concheados e albergando imaginária. Nos eixos laterais surgem apainelados, também pintados com concheados e sobrepostos por mísulas sustentando imaginária; exteriormente, surgem ainda apainelados com concheados. 
A estrutura remata em espaldar, adaptado ao perfil da cobertura, com três arquivoltas distintas, ornadas de motivos vegetalistas e concheados, sobrepostas ao centro por ampla cartela recortada. Banco e sotobanco com apainelados ornados de acantos. Altar paralelepipédico com frontal em silhares de cantaria.
Acessos
Estrada de Matela (EM 567)
Protecção
Inexistente
Grau
3 – imóvel ou conjunto de acompanhamento que, sem possuir características individuais a assinalar, colabora na qualidade do espaço urbano ou na ligação do tempo com o lugar, devendo ser preservado em tal medida. Incluem-se neste grupo, com excepções, os objectos edificados classificados como Valor Concelhio / Imóvel de Interesse Municipal e outras classificações locais.
Enquadramento
Urbano, isolado, à entrada da povoação, inserido em amplo adro, desenvolvido paralelamente à estrada, vedado por muro com acesso frontal e lateral por portões de ferro e com pavimento de terra. O portal da capela é precedido por um degrau.
Descrição Complementar
A verga do portal tem cartela com a data de "1783" inscrita.
Utilização Inicial
Religiosa: capela
Utilização Actual
Religiosa: igreja
Propriedade
Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda)
Afectação
Sem afetação
Época Construção
Séc. 18
Arquitecto / Construtor / Autor
Desconhecido.
Cronologia
1758 - o pároco Silvestre Teixeira de Magalhães não refere a existência da capela nas Memórias Paroquiais da freguesia; 1783 - data inscrita no portal, assinalando a sua construção.
Características Particulares
Capela com fachada principal de maior cuidado decorativo, em contraste com a simplicidade das restantes, concentrando-se a decoração no portal e sineira, com aletas, motivos vegetalistas e formas contracurvas das molduras ou remate e concheado do portal. O retábulo rococó apresenta o remate reformado em época posterior.
Dados Técnicos
Sistema estrutural de paredes portantes.
Materiais
Estrutura rebocada e pintada; cornijas, pináculos, sineira, molduras dos vãos, cruzes e pia de água benta em cantaria de granito; porta de madeira; vidros simples; grades em ferro; pavimento em lajes de cantaria; teto e lambril de madeira envernizada; retábulo em talha dourada; cobertura de telha.
Bibliografia
CAPELA, José Viriato, BORRALHEIRO, Rogério, MATOS, Henrique - As Freguesias do Distrito de Bragança nas Memórias Paroquiais de 1758. Memórias, História e Património. Braga: José Viriato Capela, 2007.
Documentação Gráfica
Documentação Fotográfica
IHRU: SIPA
Documentação Administrativa
Intervenção Realizada
Observações
Autor e Data
Paula Noé 2013

in:monumentos.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário