quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Carrazeda de Ansiães - Museu homenageia cultura rural transmontana

O município de Carrazeda de Ansiães inaugura, a 23 de Agosto, um museu dedicado à cultura rural da região duriense e transmontana, destinado a preservar e mostrar tradições e saberes que estão a cair em desuso, como a padeira, o pastor, o sapateiro ou o moleiro, entre outros ofícios.
O Museu da Memória Rural fica localizado na freguesia de Vilarinho da Castanheira e passa a integrar os roteiros turísticos e culturais do concelho ribeirinho do Douro Vinhateiro exclusivamente dedicado ao património cultural imaterial, adianta autarquia de Carrazeda de Ansiães.
Trata-se «da primeira unidade museológica a trabalhar de forma abrangente temáticas relativas à cultura rural da região duriense e transmontana».
O novo museu «é um espaço destinado ao estudo e à recolha das tradições e saberes concelhios e regionais que actualmente estão a cair em desuso» e numa primeira fase apresentará exposições relacionadas com as antigas práticas das culturas da vinha e dos cereais», informa o município.
Neste espaço cultural «estarão também representados ofícios tradicionais como o do ferrador, canastreiro, pescador do rio Douro, padeira, queijeira, pastor, tanoeiro, sapateiro, funileiro, moleiro ou corticeiro».
O acervo será reforçado, no futuro, com «técnicas antigas relacionadas com a economia local como os fornos de secagem de figos, construção de carros de bois ou os antigos fornos de produção de telha».
O visitante terá acesso aos conteúdos do museu também com recurso a «um conjunto de recursos tecnológicos, onde se incluem as mais recentes soluções multimédia».
Para a autarquia, «o Museu da Memória Rural assume-se com um carácter fundamentalmente didáctico, constituindo uma homenagem à cultura rural de um povo que possui uma longa história e uma ancestral tradição cultural que urge preservar, estudar e difundir».

Café Portugal/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário