quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Jardins-de-infância de Sambade e Vilarelhos em risco de encerrar

Os Jardins-de-Infância de Vilarelhos e Sambade, no concelho de Alfândega da Fé, estão em risco de encerrar.
A proposta é do Ministério da Educação e já foi contestada pelo Agrupamento de Escolas e pela Câmara Municipal. 
A autarca de Alfândega da Fé, Berta Nunes, diz que esta situação se deve à redução do número de turmas autorizadas pelo Ministério e garante que põe em causa a qualidade do ensino no concelho. “Põem em causa o normal funcionamento do próximo ano lectivo, a qualidade do ensino e o sucesso escolar. 
No caso particular do pré-escolar estão homologadas apenas três turmas quando tinham sido pedidas pelo Agrupamento cinco turmas. E isto pode pôr em causa os jardins-de-infância de Sambade e Vilarelhos que podem ter que encerrar”, salienta Berta Nunes. Mas os problemas não surgem só no pré-escolar. A autarca diz que no 2.º Ciclo também só foi autorizada uma turma, com um número de alunos que excede o limite que foi imposto pelo próprio Ministério da Educação. “Também em relação ao quinto ano, o Agrupamento propôs duas turmas e apenas foi homologada uma turma com 34 alunos. Isto por um lado até é uma ilegalidade no sentido de que as turmas não devem ter mais de 30 alunos, segundo o próprio Ministério da Educação. 
Por outro lado, o Pólo da EB1 foi construído para turmas mais pequenas e nem sequer tem condições para turmas desta dimensão”, constata a edil. Também no 9.º ano, foi homologada apenas uma turma pelo Ministério, com 45 alunos. Berta Nunes diz que é um absurdo. “No que diz respeito ao 9.º ano a situação é ainda mais absurda e penso que só pode ser um erro grosseiro. Foram pedidas duas turmas, foi homologada apenas uma turma que teria 45 alunos. Isto é completamente impossível de funcionar”, alerta a autarca.
A autarca de Alfândega da Fé garante que o município não foi ouvido neste processo e garante que vai fazer chegar as estas preocupações ao Ministério da Educação.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário