quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Lenda da moura do Reboledo

Local: Santa Comba De Rossas, BRAGANÇA

Perto da aldeia de Santa Comba de Rossas, concelho de Bragança, existe um altinho denominado Reboledo, coroado por um amontoado de rochas. Conta a lenda que havia lá um encanto que costumava aparecer a um rapaz que era pastor. E que esse encanto tinha a forma de uma velha muito feia que lhe comia a merenda. 
    Um dia o rapaz, farto de ficar com fome, pensou: “Hoje não me comes a merenda, pois vou pró Picoto!” E assim fez. Só que também ali a velha lhe apareceu. Desta vez, porém, ela trazia às costas um grande cesto repleto de boa comida e ofereceu-lho, O moço não quis saber de mais nada. Atirou-se ao farnel com quantas barrigas tinha. Então a velha contou-lhe: 
    — Sou uma donzela e estou encantada no Reboledo. Vem até lá, ao sítio onde está uma cruz, faz um sino-saimão e mete-te lá. Hão-de aparecer-te muitos bichos. A cobra sou eu. Se lhe deres um beijo quebras-me o encanto e ficarás rico. 
    O rapaz disse-lhe logo que sim. Mas ao chegar a hora e ao ver tantos bichos... ah pernas! E nunca mais lá voltou com o gado.

Fonte:PARAFITA, Alexandre A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros Vila Nova de Gaia, Gailivro, 2006 , p.227-228

Sem comentários:

Enviar um comentário