quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Livros e Autores Transmontanos - Aqui e agora assumir o Nordeste - Antologia

Esta antologia da vasta obra de A. M. Pires Cabral, dispersa por quase todos os géneros, celebra o septuagésimo aniversário do escritor (Chacim, Macedo de Cavaleiros, 13 de Agosto de 1941).
A opção de dividir a obra de Pires Cabral em «lugares», «homens» e «bichos» tem, pois, como objectivo salientar este aspecto de comunhão e de inter-relação da geografia com a vida humana e com a vida animal. É esta a base da construção de um lugar, de uma região, de um país. Do mundo, em suma. Por isso, o particular aqui invocado – Trás-os-Montes – não despreza a universalidade da obra do escritor, apenas se oferece como ponto de partida, como força centrífuga, para uma leitura que se pretende vasta, diversa, inquieta. scritor (Chacim, Macedo de Cavaleiros, 13 de Agosto de 1941). 
Se da leitura dos textos que propomos fica o perfil de um escritor que se confessa «um homem de fundas raízes rurais», aliando a vivência rural a um largo conhecimento da tradição oral, mais desejaríamos que se entrevisse o homem «para quem a dúvida é a atitude fundamental de todo aquele que observa o mundo». E este é um aspecto fundamental: aqui e agora, assumindo o nordeste, apresentamos também um escritor de vasta interioridade. scritor (Chacim, Macedo de Cavaleiros, 13 de Agosto de 1941). 

Titulo: Aqui e agora assumir o Nordeste - Antologia
Autor: A. M. Pires Cabral
Editora:Âncora
Preço: 21 €
Comprar online

Sem comentários:

Enviar um comentário