segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Mais de 50 animais a concurso em Vimioso

Vimioso acolheu, no passado sábado, o Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa.
Mais de meia centena de animais estiveram a concurso e foram avaliados pelo júri mas só os melhores receberam prémios.
O touro de Ricardo Rodilhão, de Avelanoso, conquistou o primeiro lugar na secção rainha do concurso. O animal com seis anos não é estreante no que toca a prémios mas para o criador é uma recompensa pelo trabalho ao longo dos anos. “Este prémio foi ganho através de muito trabalho durante longos anos. O animal já tem 6 anos e veio cá várias vezes e chegou a altura dele ganhar. Já o ano passado levei um primeiro prémio com um touro também já de idade e deve-se a muito trabalho, à qualidade do animal e também não havia melhor”, explica o criador.
Na categoria de novilhos com mais de dois anos o primeiro lugar foi para o animal de António Cordeiro que também já é repetente em prémios.
O secretário técnico do livro genealógico da Associação de Criadores de Bovinos da Raça Mirandesa, António Pimentel, considera que o negócio do gado mirandês é rentável e que neste concurso estavam presentes bons exemplares de animais. “São cerca de 60 animais e são animais bem conformados de boas qualidades morfológicas”, refere.
Os grandes vencedores do concurso, que decorreu no âmbito das festas da vila, levaram para casa 200 euros e um troféu.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário