quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Mirandela - Autarquia apoia Igualdade de Género

Promover a igualdade de género, atribuindo os mesmos direitos e deveres a homens e mulheres é o objectivo do protocolo assinado, no passado dia 18 de julho, entre o Município de Mirandela e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
Embora a legislação em vigor garanta a Igualdade de Oportunidades no mercado de trabalho, na prática tal não acontece. 
Segundo o autarca de Mirandela, a Câmara já começou a inverter essa tendência. “Ao longo dos últimos anos já tem existido um aumento no equilíbrio de igualdade de género. O que nós pretendemos é que isto não surja por iniciativa de um presidente da Câmara ou um responsável, mas que seja uma política interna que esteja incluída nos normativos internos independentemente daquilo que cada um pensa ou acha”, explica António Branco.
A CIG e o Município de Mirandela comprometem-se a concretizar as acções definidas no presente protocolo e zelar pelo seu cumprimento, através da disponibilização dos recursos humanos e materiais necessários à sua efectivação, colaborar na dinamização de acções de formação e informação dirigidas à comunidade sobre esta problemática.
“Por um lado avançamos já com o protocolo com rumo a um Plano Municipal para a Igualdade pretendendo que a própria Câmara Municipal, não só internamente enquanto entidade empregadora, tenha boas práticas de gestão baseadas na igualdade de género como também dê o exemplo para os seus munícipes”, refere a presidente da CIG, Fátima Duarte.
A assinatura deste protocolo insere-se num projecto intitulado “Equalizar Mirandela” de promoção da igualdade de género que culminará na elaboração, execução e monitorização de um Plano Municipal da Igualdade.
Em todo o país, foram assinados mais de 90 protocolos de cooperação entre a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e Câmaras Municipais.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário